22 de dezembro de 2024
POLÊMICA

Deputada faz representação ao Ministério Público sobre demolição de prédios da Boyes

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP

A deputada estadual Professora Bebel (PT) fez representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo sobre a autorização para a demolição dos prédios do antigo complexo industrial ‘Boyes’, em Piracicaba. A demolição foi aprovada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba). A aprovação aconteceu no dia 16 de junho deste ano, e dos 13 prédios do complexo, seis serão derrubados para a construção de um empreendimento imobiliário.

A representação foi feita na tarde de ontem (6). No documento, ela pede que a demolição seja suspensa, e destaca que as edificações são tombadas desde 2004 pelo Codepac, e informa que em ata da reunião que aprovou a demolição, assinada pelo presidente, Esio Antônio Pezzato, e pelo primeiro secretário do Codepac, Álvaro Luis Saviani, há menções aos questionamentos e pedidos de ressalvas feitos por outros membros do Conselho sobre os pontos. Segundo ela, isso demonstra que, apesar da aprovação, há receios de conselheiros sobre a autorização concedida.

Entre as preocupações mencionadas na ata estão a descaracterização do conjunto tombado diante previsão de construção de quatro torres, de mais de 90 metros, assim como se os empreendedores farão o restauro e requalificação da Praça Boyes, que integra conjunto patrimonial tombado, por seu aspecto histórico, cultural e fabril; detalhamento de espaços que serão de acesso e interesse público; construção de memorial da antiga tecelagem. Além disso, pedem ainda estudos de impacto ambiental e de uso do solo, análise e relatório de impacto de vizinhança, bem como o licenciamento e execução de medidas mitigadoras e compensatórias. “Por essa razão, é a presente para requerer que adote as providências que entender necessárias, no sentido que seja investigado a aprovação da demolição de prédios tombados da ‘Boyes’ para construção de empreendimento, bem como no inclusive no âmbito judicial, para que se interrompa a demolições dos 6 prédios tombados”, citou no documento encaminhado.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.