Sentir ansiedade excessiva é muito mais comum do que muitos imaginam, somente no Brasil cerca de 13,3 milhões de pessoas apresentam esse quadro, que pode interferir em vários aspectos da vida, como relacionamentos, desempenho profissional e bem estar físico e emocional do indivíduo. No ano de 2.022 cerca de 6,4 por cento da população Brasileira apresentava o transtorno, bem mais que a média global que era de 3.9 por cento de acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Porém como diferenciar o transtorno, da ansiedade natural que as pessoas geralmente sentem e vale evidenciar que quando se trata da patologia o medo, a inquietação, e o sentimento de sentir-se no limite são frequentes. Claro que mediantes a prazos justos estipulados em diversas situações na vida, profissional, pessoal, a ansiedade surge como um sentimento normal, porém pessoas com ansiedade exacerbada sentem abalo em sua saúde mental.
Apesar de o distúrbio de ansiedade ser considerado um problema sério, que muitas vezes demanda acompanhamento com especialistas, é possível desenvolver habilidades para lidar com o transtorno como; monitoramento dos pensamentos, pois quem sofre de transtorno de ansiedade é invadido por pensamentos negativos sem aviso prévio, com tendência a serem indivíduos mais pessimistas, acreditando sempre que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo sem qualquer evidencia que aponte para isso, e determinar um tempo curto no decorrer do dia para direcionar as preocupações pode ser um caminho vantajoso para redução dos sintomas. Faça atividade física e pratique medicação, os estudos apontam que dois horários semanais de atividade física ou meditação são o suficiente para ajudarem mentes ansiosas.
Encontre um propósito, como por exemplo, cuidar de um animal de estimação, pois pessoas com distúrbios de ansiedade muitas vezes não conseguem identificar um propósito claro em suas vidas e nem sempre acreditam que vale a pena investir esforços para endereçar os desafios que encontram.
Se esforce para enxergar o lado bom da vida, por mais desafiador que pareça, pois adotar atitudes positivas perante a vida, com foco nos aspectos bons ao invés dos ruins, é essencial para lidar com a ansiedade, e para dar limites ao psíquico e espantar os pensamentos negativos, é necessário para olhar os elementos que favoreçam o prazer, ao invés daqueles que geram irritabilidade ou deprimem.
Viva no presente, a pratica de ruminar pensamentos e ser constantemente tragados por memórias do passado tende a alimentar a ansiedade, pois preocupar-se com o que pode acontecer no futuro também pode deixar o indivíduo mais vulnerável. Pesquisas mostram que os seres humanos tendem a sentirem-se mais felizes quando vivem o momento presente. As pessoas deveriam focar mais naquilo que estão trabalhando, fazendo, vivendo no atual momento da vida.
Buscar por terapia é uma boa estratégia, pois nem sempre é possível lidar sozinho com as crises de ansiedade e a terapia é uma das grandes aliadas para melhorar a saúde mental, auxiliando na compreensão dos eventos internos e externos que determinam as respostas psíquicas. O uso medicamentoso pode ser uma opção para amenizar os sintomas, porém as melhores possibilidades de estabilização e ou cura do transtorno de ansiedade estão em identificar as causas e trata-las.
--------------
Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.