Mais um golpe que desvia valores transferidos pelo Pix, agora em pagamentos feitos por computador, foi identificado pela Equipe de Investigação e Análise da Kaspersky, empresa de segurança digital. A fraude, com versão similar em celulares, redireciona os valores para criminosos.
Segundo a Kaspersky, o esquema fraudulento só é bem-sucedido porque, antes, o golpista consegue instalar um vírus (malware) no computador ou notebook da pessoa.
Segundo Fabio Assolini, diretor da Kaspersky para a América Latina, o novo golpe afeta também empresas públicas e privadas. "Verificamos que ele não atua em transferência entre indivíduos, mas apenas em pagamentos de compras online". diz.
A técnica não é nova, mas é a primeira vez que acontece envolvendo o PIX. A companhia lembra que o ataque não ocorre em celulares.
Os golpes digitais e no sistema financeiro dispararam no Brasil. Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os registros de vítimas de ataques eletrônicos superaram 200 mil em 2022, aumento de 65,2% em relação ao ano anterior. Para evitar o prejuízo dos estelionatários virtuais, saiba quais são as fraudes mais frequentes.
Como funciona o novo golpe
Como evitar o golpe
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.