23 de dezembro de 2025
AÇÃO CULTURAL

50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba pode ser visitado até este domingo (29)

Por Redação | redacao@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
CSS/Prefeitura de Piracicaba
Retrospetiva do Salão pode ser vista no Armazém 14

A histórica edição de meio século do Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega ao fim neste fim de semana. Sábado (28), e domingo (29), das 10h às 18h, são os últimos dias para poder visitar e dar muitas risadas no 50º Salão de Humor que está no Armazém 14, dentro do Parque do Engenho Central. A visitação é gratuita.

O Salão de Humor é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Nestes últimos dias de visitação, quem passar pelo Armazém 14 poderá participar gratuitamente de oficinas de desenho com o artista Erasmo Spadotto, no sábado, 28, e domingo, 29, das 14h às 17h.

Os números do 50º Salão de Humor, que passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial em 2023, são expressivos e superam a edição de 2022: são 318 trabalhos expostos, entre cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temático (Meia Idade), escultura, prêmio Unimed, que tem como tema saúde, produzidos por 175 artistas, de 30 países.

Compõem a mostra 62 caricaturas, 75 cartuns, 50 charges, 41 temáticos de saúde, 29 temáticos (50 anos: A Crise da Meia Idade), 44 tiras e 17 esculturas. Além de Brasil, tem obras de Alemanha, Ara?bia Saudita, Argentina, Bélgica, China, Chipre Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irã, México, Polônia, Romênia, Tailândia, Uzbekistão, Venezuela, entre outros.

A edição da mostra principal no Armazém 14 ganhou um inédito layout, com uma montagem em que as obras estão dispostas de forma a tornar a visitação lúdica, agradável e divertida.

Do lado de fora do Armazém 14, outra novidade que marca esta edição: a escultura em homenagem aos 50 anos do Salão, inspirada no desenho do artista Zélio, considerado o Pai do Salão, que também dá forma ao troféu recebido pelos premiados.

Para o diretor do Salão, Junior Kadeshi, a sensação é de 'missão cumprida' já nestes últimos dias da 50ª edição. "É uma exposição linda, digna de um evento de 50 anos, resgatando a história do Salão, com paralelas espalhadas por Piracicaba e em outras cidades. Também tivemos ótimas oficinas e eventos que celebraram esta data tão especial. Agora é correr para pensar na 51º edição".

O secretário da Ação Cultural, Carlos Beltrame, enfatiza que a 50ª edição está atual, engraçada e, ao mesmo tempo, com importantes reflexões sobre o Brasil e o mundo. "A visitação, com o novo layout, está agradável, com trabalhos de extrema qualidade técnica e ideias incríveis. É um ótimo passeio para o fim de semana com a família".

SALÃOZINHO
O 21º Salãozinho de Humor de Piracicaba também será encerrado neste fim de semana e pode ser visitado também das 10h às 18h neste sábado (28), e domingo 929). Neste ano, o Salãozinho expõe 112 obras, 67 delas são de autoria de estudantes com idades entre 7 e 10 anos e as demais 45 foram produzidas por alunos de 11 a 14 anos.

DOCUMENTÁRIO 
O meio século de existência do Salão Internacional de Humor de Piracicaba ganhou um documentário. A pré-estreia aconteceu na última segunda-feira, 25/10, e ainda está em cartaz no sábado, 28/10 e domingo, 29/10, às 14h e 18h, no Anfiteatro Henfil, no Armazém 14. O material também já está no Youtube: https://youtu.be/zbB2INd5iik?si=BR84pA0gfCXxLOO_.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.