22 de novembro de 2024
PIRACICABA

Homologada licitação para recape da pista do Aeroporto Pedro Morganti

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
O balizamento noturno do Aeroporto foi vistoriado pela Anac na última semana

A Prefeitura de Piracicaba publicou nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial, a homologação da licitação para obras de recapeamento da pista de pouso e decolagens e ampliação da pista auxiliar (taxiway) do Aeroporto Municipal Pedro Morganti.

Os serviços preveem o recape asfáltico com fresagem em 36 mil m2 na pista de pouso e decolagem, além de aplicação de camada impermeabilizante e ligante em 4 mil m2 da taxiway.

Com investimento de R$ 4,2 milhões, a empresa vencedora do edital é a Construtora e Pavimentadora Concivi, e a obra seguirá os regulamentos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa ganhadora deve iniciar o recape a partir da segunda quinzena de novembro.

José Luiz Ribeiro, titular da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), ressaltou a importância do recape da pista para a segurança dos usuários. “A obra vai eliminar os buracos e ondulações ocasionados nos últimos anos pela aterrissagem diária das aeronaves”, disse o secretário.

FISCALIZAÇÃO – Na semana passada, uma equipe da Anac esteve no Aeroporto Municipal Pedro Morganti para uma fiscalização de rotina, levando em conta condições da pista e do taxiway, balizamento noturno, cercamento total do aeroporto e possibilidade de invasão de animais silvestres e corte de mato e poda de árvores. Segundo Marcelo Kraide, diretor do aeroporto, a Anac vai emitir um relatório conclusivo sobre a visita dentro de 15 dias.

AMPLIAÇÃO – No início deste mês, o prefeito Luciano Almeida se reuniu, em Brasília (DF), com Juliano Alcântara Noman, secretário nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério de Portos e Aeroportos, para conversar sobre a ampliação do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. O Governo Federal deverá se posicionar até o mês de novembro sobre o processo que, se ocorrer, possibilitará que o aeroporto de Piracicaba possa ser utilizado por aeronaves com capacidade de até 100 passageiros nas operações de ligação com os grandes centros.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.