21 de dezembro de 2024
ARTIGO

Mudanças

Por Ana Carolina Carvalho Pascoalete |
| Tempo de leitura: 3 min

Quem nunca sentiu que precisava de experiências novas, porque da maneira que as coisas estavam ocorrendo na vida, não estava satisfatório. Você já sentiu como se a vida estivesse parada, como se você estivesse apenas anestesiado “empurrando com a barriga”? Em algum momento você percebeu que almejava mudar seu estilo, seu cabelo, ou mesmo mudar de emprego. Caso nunca tenha vivenciado nenhuma dessas sensações, pode ser que em algum momento da sua vida isso aconteça, e esse momento não deve ser encarado como assustador, pois reflete apenas uma fragilidade que está sendo experiência ou um vazio enorme que necessita ser preenchido de alguma maneira satisfatória.

A necessidade de mudança surge quando estamos lutando contra o desconhecido, precisando ‘’mergulhar’’ em busca do autoconhecimento para entendermos os próprios anseios, pois em uma cultura que estimula sempre a celebração do progresso, realizações e avanços, é muito desafiador oferecer a nós mesmos espaço psíquicos para entender por que estamos nos sentindo vulneráveis.

Quando de alguma maneira nos sentimos estagnados, isso promove um sentimento paralisador, que deprime, oprime e até mesmo deixa os indivíduos sem esperanças para pensar no futuro. Esses sentimentos também podem contribuir para nossa evolução individual, já que essa necessidade de mudança pode ser percebida como um alerta, e servir como um fator estimulante para renovações concretizarem-se. Certamente no decorrer da vida todas os indivíduos passam por muitas mudanças, algumas mais difíceis e outras muito satisfatórias, simplesmente as mudanças acontecem, algumas nem percebemos e outras se pudéssemos gostaríamos de esquecer. E nesses processos de alteração, transformação, renovação que nos proporcionam encerrar ciclos e iniciar novos ciclos em busca de sentindo para a vida que almejamos ter.

E essa busca nos permite compreender a dificuldade na efetivação dessas mudanças psíquicas relacionadas ao tabagismo, alcoolismo, controle de peso, dificuldades com a ansiedade, depressão. Iniciar o processo de mudança requer enfrentar a fase de pré contemplação onde existe a intenção de mudar, que na maioria das vezes as pessoas próximas já identificaram, mas o próprio sujeito ainda se recusa. Na fase da contemplação o indivíduo reconhece o problema e começa a querer resolve-lo, construindo uma compreensão melhor, assumindo o compromisso para a ação. Na fase da preparação se inicia o planejamento a caminho da mudança.

Na fase da ação coloca –se em pratica atitudes de acordo com o planejado e na fase de manutenção é necessário continuar a trabalhar para obter os ganhos visíveis da fase anterior, e essa é fase que exige um grande compromisso e esforço. E a mudança está concluída quando se atinge o objetivo e já está implementada no dia a dia. Muitas pessoas não sabem como lidar com as mudanças e isso acaba promovendo uma grande dificuldade, necessitando de ajuda profissional para concretiza las. Muitas vezes nos sentimos presos em uma zona de conforto que mesmo se a situação que nos encontramos não esteja satisfatória e benéfica, nos mantemos nela, por receio, ficamos apreensivos de nos movermos em direção a novidades e fracassarmos, em qualquer área na vida, trabalho, casa, universidade, relacionamento. Deixando que os indivíduos permanecem na mesmice por medo de enfrentamentos, por não suportar frustrações, porém quando as renovações nos sãos impostas não temos como evita-las. E muitas vezes notamos que mesmo que as pessoas desgostem da condição que se encontram, não encontram forças para superar as dificuldades que projetam no percurso, devido a esses sentimentos muitas pessoas se mantem em condições de existência que não gostariam de estar, de insatisfação.

Claro que quando começamos um novo projeto não temos como saber se dará certo ou não e ao embarcar na tentativa de mudanças os indivíduos podem sentir –se mais ansiosos, estressados oriundos da preocupação do futuro incerto, porém se não se permitir a essas novas experiências poderá continuar insatisfeito e terá que lidar com a frustração em não atingir suas metas. Não existe outro caminho para a transformação.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.