24 de dezembro de 2025
TEMPESTADE

Temporal em Piracicaba derrubou 60 árvores, segundo balanço parcial

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 4 min
Claudinho Coradini/JP

A tempestade que aconteceu em Piracicaba ontem (27) derrubou 60 árvores, de acordo com registros da Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), até as 10h. As árvores derrubadas pela chuva são de pequeno e grande porte. Não há registro de vítimas nem de pessoas desabrigadas.

As equipes estão atuando desde o fim da tarde de ontem, quando o temporal começou, com desobstrução de residências e vias retirando árvores e galhos caídos, além de limpeza das ruas e espaços públicos. De acordo com a Simap, os bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi.

A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas. A Defesa Civil interditou duas residências atingidas pela queda de árvores, uma na rua Frei Jacinto, Higienópolis, e outra na rua Leogildo Salvagni, no Água Branca.

A queda de árvores também atingiu escolas municipais. A Secretaria de Educação (SME) registrou quedas de árvores em sete escolas; entretanto, as aulas seguem normalmente, não havendo interrupção das atividades. Houve ainda registros de queda de árvores em fiação elétrica, o que afetou o fornecimento de energia em algumas regiões. A CPFL segue acompanhando. Na noite de ontem, após o temporal em Piracicaba, a prefeitura iniciou uma força-tarefa para minimizar os efeitos da chuva. Segundo o Saisp (Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo), choveu 19 mm na cidade.

ABASTECIMENTO
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) informa que no bairro Paulista, no cruzamento das ruas Manoel Correia Silveira e João Conceição, foi registrado um vazamento por conta da queda de uma árvore sobre a rede de água. A autarquia atua nesse momento (manhã de hoje, 28/09) para reparo da rede; por conta do serviço, o abastecimento está interrompido em parte do bairro e será restabelecido gradativamente, após a conclusão dos trabalhos.

Em decorrência da falta de energia, o abastecimento de água a partir da Casa de Bombas Unileste e Dois Córregos foi afetado na noite de ontem e os bairros Unileste, Dois Córregos, Pompeia, Jardim Abaete, Conceição, Tupi, Glebas Natalinas, Cecap, Santa Rita, São Francisco, Taquaral e proximidades tiveram problemas no abastecimento. A CPFL foi acionada e a energia foi restabelecida ainda na noite de ontem e o abastecimento está normalizado nessas regiões.

SAÚDE E VAREJÕES
Segundo a Secretaria de Saúde, houve falta de energia elétrica nas USFs Cecap, Astúrias e 1º de Maio, nas UBSs Caxambu e Centro, além do CRAB Novo Horizonte. A energia já foi restabelecida e o atendimento segue normalmente nestas unidades.

Os varejões municipais também enfrentaram alguns problemas causados pelo vento e a chuva. No Varejão Primeiro de Maio (rua Leogildo Salvagni, 705, 1° de Maio), a queda de uma árvore danificou o alambrado e parte do telhado. As equipes da Secretaria Municipa de Agricultura e Abastecimento (Sema) já fizeram a retirada da árvore, sinalizaram a área e estão realizando a substituição de telha. Nesta quinta-feira, 28/09, o Varejão do Primeiro de Maio funciona normalmente das 14h às 19h.
No Varejão do São Jorge (Av. Dr. Antonio Mendes de Barros Filho, 1000 – São Jorge).

Algumas telhas da cobertura do varejão foram danificadas por conta da chuva. A equipe da Sema providenciará a manutenção ainda nesta semana para o funcionamento normal do Varejão na próxima terça-feira.

Já os varejões do Centro (Rua Santa Cruz, nº 1260 - Centro) e Varejão da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2110 – Paulista) foram encerrados uma hora e meia mais cedo ontem, 27/09, às 18h, por conta da queda de energia. Em ambos os locais a energia já está normalizada. A equipe da Sema fará hoje uma poda preventiva em coqueiros localizados no estacionamento do Varejão da Paulista, para evitar futuros transtornos com chuvas.

TRÂNSITO
Equipes da Semuttran com caminhão de plataforma ajustam as placas danificadas ou viradas devido à forte chuva. Há falta de energia elétrica na rotatória das avenidas Água Branca e 31 de Março e também na avenida Antônio Fazanaro. Os semáforos estão funcionando com geradores. Nas rotatórias das avenidas 31 de Março e Água Branca e da avenida São Paulo com a Raposo Tavares, agentes da Semuttran estão desobstruindo as ruas e avenidas com interdição total, liberando meia via.

SERVIÇO
Quem precisar informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.