25 de dezembro de 2025
COM ELAS

Meninas do XV estreiam diante do Independente, em Limeira

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
As meninas estão treinando forte para a estreia diante do Independente

A FPF (Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quarta-feira (27) a tabela da primeira fase do Campeonato Paulista Feminino da Divisão Especial. As alvinegras estreiam no próximo dia 15 de outubro, às 15h, em Limeira, diante do Independente.

Pela tabela, o XV de Piracicaba fará, na fase de classificação, três partidas em seus domínios e duas fora de casa. Após estrear em Limeira, as meninas recebem o Brothers (dia 22) e o Velo Clube (dia 29). Depois, elas saem contra Marília (dia 5 de novembro) e encerram a primeira fase diante da Mauaense (11 de novembro) no Barão.

A competição terá a participação de seis equipes, que jogarão entre si, em turno único. Ao final da primeira fase, as quatro primeiras colocadas se classificam para as semifinais, com as melhores equipes tendo o direito ao mando de campo. No caso de empate, a decisão será na cobrança de pênaltis.

A Divisão Especial seria algo como a Série A2 dos homens, ou seja, o torneio abaixo da elite. Não há acesso para o Paulistão principal, onde estão as principais forças do Estado. Porém, se abrir alguma vaga, naturalmente a FPF faria o convite ao campeão. “A nossa ideia é participar dessa divisão e tentar ‘morder’ uma vaguinha na principal no ano que vem”, contou o técnico Leandro Silva.

Hoje, o time e a Selam não têm condições de fazer grandes investimentos no futebol feminino para “bater de frente” com potências como Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Entretanto, caso consiga uma vaga no Paulistão feminino, o XV contaria com uma cota financeira da FPF.

EXPECTATIVAS

As expectativas sobre a participação do XV na competição são boas e todos no clube sabem que o momento é ainda de muito aprendizado, mas “pretendemos fazer uma boa competição, para não fazer feio e chegar à final e ser campeão”, planeja o treinador.

O Paulista é jogado na categoria adulta e, por isso, a equipe teve de fazer algumas “contratações” – entre aspas, mesmo, pois as jogadoras vieram a convite do técnico Leandro Vieira, que conhece muito bem o futebol feminino na região. No entanto, cerca de 90% são meninas de Piracicaba. O elenco, com base no regulamento, ainda poderá ser complementado com até 5 jogadoras da base, entre 15 e 17 anos.

A grande novidade na comissão técnica quinzista na Divisão Especial do Paulista será a participação Daiane Viana como preparadora das goleiras. O técnico Leandro Silva contará com João Sales, auxiliar-técnico, e Rodrigo Dias, preparador físico.