A onde de calor que atinge Piracicaba resultou em um aumento de consumo de 10 milhões de litros de água por dia. Essa alta no consumo aliada à falta de chuva significativa e baixa vazão do rio já provoca desabastecimento em regiões como Vila Sônia, Vida Nova e Jardim Bartira.
O desabastecimento ocorre porque com o rio baixo o processo de tratamento fica mais lento devido à quantidade de detritos e materiais orgânicos. Assim, a água demora mais para ficar própria para o consumo e também para chegar aos bairros mais distantes. Em Piracicaba, 80% da água destinada ao uso urbano é captada no rio Corumbataí e os outros 20% no rio Piracicaba. Os dois corpos d´água estão baixos devido à estiagem.
Para amenizar o problema, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) tem enviado caminhões-pipa para atender a população nos locais mais afetados. É o que ocorreu nesta segunda-feira (25), quando moradores dos condomínios residenciais Piracicaba 1, 2 e 3, na Vila Sônia, foram até a autarquia cobrar a solução para a constante falta de água. “O problema pra gente começou na sexta-feira (25). Não chega água nenhuma da rua, então a gente tem que comprar caminhão-pipa para abastecer os reservatórios e implorar para o (também) Semae mandar pra gente caminhão-pipa”, disse Ana Cláudia de Oliveira, que mora no condomínio.
Segundo ela, os moradores já compraram dois caminhões-pipa no sábado (23). “Foi o que a gente conseguiu comprar. A gente pagou R$ 700 cada um, mas ontem (domingo) a gente já não conseguiu comprar porque estava R$ 1 mil. Desde ontem a gente está sem água”, disse.
O superintendente do Semae, João Vitor Roesner, explicou que o problema que afeta o condomínio está ligado ao excesso de consumo. “É um consumo (de água) excessivo, justamente nesse período de junho a outubro que é um período de estiagem, que cai a vazão dos rios e cai a qualidade da água também. Devido à alta temperatura, 35ºC, 40ºC, o consumo aumenta muito e os reservatórios repõem um pouco mais lentamente”, disse. “Nós temos reclamações na Vila Sônia, no (conjuntos habitacionais) Ipê Branco e Ipê Roxo, Vida Nova também e, ainda algumas reclamações do Jardim Bartira, que também estamos resolvendo enviando caminhões-pipa”, afirma.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.