25 de dezembro de 2025
ONDA DE CALOR

Termômetros nas alturas: Piracicaba entre os locais mais quentes do mundo

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP
Domingo, a temperatura máxima deverá ficar ainda mais alta

De acordo com previsões meteorológicas e alertas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Brasil enfrenta altas temperaturas neste fim de semana, posicionando-se como um dos lugares mais quentes do mundo. Poucas áreas em todo o planeta terão temperaturas tão altas como as previstas para uma vasta extensão do território nacional, especialmente as previstas para este domingo.

Na Região Sudeste, as temperaturas estão previstas para o interior de São Paulo e Oeste de Minas Gerais. Nas cidades do interior paulista, principalmente aquelas localizadas do Centro em direção ao Oeste e Norte do estado, as máximas devem atingir os 40ºC a 42ºC, com a possibilidade de registros isolados chegando ou superando os 43ºC.

Essa condição climática é resultado da influência de uma massa de ar quente e seco que se estabeleceu sobre o Estado, aliada a um sistema de alta pressão. Essa combinação caracteriza um bloqueio atmosférico. Esse fenômeno também resulta em queda nos níveis de umidade do ar em quase todas as regiões do Estado, incluindo a região de Piracicaba. Nesta sexta-feira, a umidade do ar mínima em Piracicaba ficou em 28% e a temperatura máxima chegou aos 36,8ºC às 15h28, de acordo com o Posto Meteorológico da Esalq/USP  (Escola Superior de Agricultura) Luiz de Queiroz. Às 11h45 deste sábado (23), a temperatura na cidade estava em 33,3ºC.

Diante desse cenário, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emite recomendações essenciais à população: manter-se hidratado, ingerindo uma quantidade adequada de água, e proteger-se do sol. É aconselhável evitar atividades físicas ao ar livre durante os horários mais críticos do dia e usar soro ocular e nasal. Além disso, é fundamental não provocar incêndios em áreas de vegetação seca e evitar o descarte irresponsável de bitucas de cigarro nas proximidades de rodovias, uma vez que isso não só pode causar incêndios de grande proporção, mas também constitui crime ambiental.

O fenômeno El Niño, caracterizado pelo aumento da temperatura nas águas do Oceano Pacífico Equatorial, também exerce influência nesse cenário. Na região sudeste do Brasil, ele contribui para o aumento das temperaturas médias, tornando mais frequente a ocorrência de dias mais quentes.

A médica cardiologista Juliana Previtalli faz recomendações sobre os riscos de desidratação. Segundo ela, é preciso prestar atenção aos sinais que o corpo emite.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.