A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro abriu uma sindicância para investigar uma apresentação que aconteceu em uma no Ciep Luiz Carlos Preste, na Zona Oeste da capital fluminense. Um vídeo, que viralizou na internet, mostra um número de dança, com conotações sexuais, em que uma mulher usando uma máscara de cavalo enquanto “galopa” em um homem na frente dos alunos.
Em nota, a secretaria de Educação informou que proibiu as apresentações do grupo em qualquer escola da rede municipal. Além disso, a pasta afirmou que o grupo encaminhou de livre e espontânea vontade uma proposta de apresentação, com classificação livre para todas as idades e que, por isso, agiu de “má fé” ao fazer a apresentação. “O grupo agiu de má fé e encaminhou diretamente para a escola uma proposta de espetáculo com classificação livre, ou seja, para todas as idades. A Secretaria reforça que é a favor de manifestações artísticas culturais, mas que sejam apropriadas para o ambiente escolar e de acordo com a faixa etária”, citou.
O vídeo virou alvo de críticas do prefeito Eduardo Paes (PSD), que usou sua conta no Instagram para repudiar a apresentação. “Criança está na escola para estudar, para aprender, para desenvolver as habilidades. Nós vamos endurecer o controle sobre qualquer apresentação, atividade ou palestras feitas nas escolas municipais da cidade, principalmente por esses grupos independentes, para que isso não volte a acontecer”, disse. “Eu não admito que a gente desperdice tempo e exponha as crianças a esse tipo de conteúdo. Não é possível que alguém considere adequado ao ambiente escolar”, completou o prefeito.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.