21 de dezembro de 2024
ARTIGO

Por que parece tão difícil ter um relacionamento

Por Ana Carolina Carvalho Pascoalete |
| Tempo de leitura: 4 min

Quando qualquer indivíduo inicia um relacionamento é comum criar expectativas em relação ao outro, idealizando a relação almejada, porém sabemos que nem tudo que queremos acontece da maneira sonhada, e a realidade e a fantasia raramente acontecem com semelhanças. E vivemos em uma atualidade que todos querem amar, mas cada vez menos os indivíduos estão dispostos a tolerar as imperfeições alheias.

Um dos principais equívocos ao começar um relacionamento é acreditar e investir para mudar o outro, de acordo com as próprias expectativas.  Muitos dos relacionamentos da atualidade são descartáveis, e nas primeiras dificuldades, o relacionamento apresenta uma tendência a se desfazer.  Para a maioria dos indivíduos é mais fácil procurar outra pessoa do que tentar driblar e ou resolver os problemas existentes, esquecendo na maioria das vezes que um novo relacionamento também vai apresentar outras dificuldades, vale ainda evidenciar que todos os seres humanos possuem virtudes e defeitos.

A confiança precisa ser construída na rotina diária para existir e é a base que ampara os relacionamentos. Através das mídias acessamos a informação que relacionamentos abusivos estão cada vez mais frequentes, imperando a falta de respeito e dialogo, e muitos problemas poderiam ser evitados ou amenizados se os indivíduos atuassem com mais frequência com a empatia, tentando entender os sentimentos e emoções de que as demais pessoas estão passando. Relacionar-se requer disponibilidade, é necessário estar preparado para construir essa parceria, essa troca constante, tem que existir abertura, disposição a conhecer o parceiro, conversar, conviver, assumindo os riscos de surpreender-se favoravelmente ou até mesmo decepcionar-se com a tentativa. Para conseguir estabelecer uma parceria é necessário expor-se e sabemos que muitos indivíduos querem um relacionamento sem estarem dispostos a tal exposição, e acabam sabotando-se sem mesmo perceberem que são elas mesmas o motivo de sentirem–se fracassadas por não conseguirem um relacionamento bem sucedido.

Para construir relações saudáveis é necessário muita paciência e controle emocional que permitam que as relações aconteçam no seu tempo, e por conta de carências afetivas, muitos indivíduos acabam não conseguindo controlar seus anseios e perdem potenciais bons relacionamentos. Demonstrando o tempo todo que tem pressa, ‘’atropelam’’ e não permitem que as ‘’coisas’’ aconteçam naturalmente, direcionando tempo suficiente para maturidade de um relacionamento.

É necessário aproveitar ao máximo o momento em que os acontecimentos estão ‘’rolando’’, o amanhã será um novo dia, e se foi agradável para ambos, a vontade de continuar ou dar um próximo passo tende a ser recíproco. Caso você perceba que precise cobrar amor constantemente, avalie se você realmente tem amor. Observe mais, se você colhe confiança, atenção, pois um relacionamento não pode e nem deve ser determinado por cobranças.

O individualismo, o espaço, a privacidade, são diferentes e necessitam ser repensados quando estamos em um relacionamento, principalmente se ainda está no início e a cumplicidade ainda não está tão presente. Um relacionamento não deve ser regido por regras pré-determinadas, que funcionam para todos os casais, a sugestão é que o casal deve construir suas próprias regras, pois a relação precisa ser boa para ambos envolvidos nela. Deixem claro o que cada um gosta, e o que não gostam e nem toleram, não espere que o outro deduza, pois a conversa é fundamental.

Relacionar-se é saber ceder, negociar e nem sempre os envolvidos na relação estão dispostos a fazer o programa do seu par e a recíproca acontece também, e é necessário conversar para entenderem-se. Talvez quem busque por um relacionamento não perceba, mas avalie se está passando o recado errado, ou seja, você realmente quer um relacionamento sério, mas só aparece indivíduos que não apresentam o mesmo ideal.

Então, qual será o motivo dessas pessoas estarem passando pela sua vida, já que apresentam outros objetivos. É necessário deixar claro suas intenções, para que o outro tenha clareza do que está procurando.  O adequado é amar as pessoas e atualmente não faltam casos que demonstram o desamor, pessoas dedicando o amor aos seus pertences e não as seus relacionamentos. Relacionar-se é disponibilizar alguma coisa, dividir, trocar, ceder, negociar e equilibrar. Avalie se está disposto e direcione o primeiro passo para melhorar seu atual relacionamento ou mudar sua visão e atitudes para os próximos.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.