23 de novembro de 2024
DESENVOLVIMENTO

Aeroporto de Piracicaba aparece como prioridade do Plano Aeroviário Nacional

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/JP

O aeroporto Pedro Morganti, de Piracicaba, foi colocado como um dos pontos de prioridade do PAN (Plano Aeroviário Nacional), do Ministério de Portos e Aeroportos. A lista reúne 35 aeroportos de interesse, e o de Piracicaba aparece na 16ª posição, segundo o relatório. Outros aeroportos da região, como o do Campo dos Amarais, em Campinas e o de Americana também foram relacionados.

O PAN é um planejamento para o desenvolvimento aeroviário nacional, que deve ser concluído até o ano de 2052, de acordo com o Governo Federal. O planejamento inclui investimentos em infraestrutura nos terminais de interesse, como ampliação, instalação de auxílios visuais de pouso e decolagem, segurança perimetral, entre outros.

Os critérios levados em consideração para a definição das prioridades, segundo o Ministério, foram a proximidade de outros aeroportos mais movimentados e a localização em uma região metropolitana; a capacidade do aeródromo em formar novos pilotos e; a capacidade da estrutura em abrigar oficinas para a manutenção de aeronaves. O Ministério dos Portos e Aeroportos informou, em nota, que o aeroporto entrou no que foi chamado de “Cenário Estratégico”, o que o caracteriza como um aeródromo que atende a aviação geral, sem vocação inicial para ser um aeroporto comercial. “O aeroporto de Piracicaba entrou no PAN no Cenário Estratégico, o que caracteriza um aeroporto que atende a aviação geral, inicialmente sem vocação para a aviação comercial. A importância do aeroporto para o plano surge a partir da proximidade com um aeroporto de grande porte da rede (Campinas)”, informou, sendo Viracopos o aeroporto de grande porte citado na nota.

“Uma vez aprovado o PAN, o plano de investimentos pode prever a implementação de ferramentas visuais para auxílio de pouso e decolagem, proteção da área patrimonial e capacitação dos funcionários do aeroporto, bem como eventual adequação da infraestrutura atualmente instalada, que serão definidos a partir de estudos de viabilidade técnica e orçamentária, e de engenharia”, completou o Ministério. O plano segue em fase de consulta pública até o dia 25 de agosto, pelo portal Participa+Brasil.

O Aeroporto Municipal Pedro Morganti está em processo de regionalização desde abril de 2023. Caso a regionalização aconteça, o aeroporto poderá ser utilizado por aeronaves de aviação regional em operações de ligação com grandes centros.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.