24 de dezembro de 2025
PIRA, 256 ANOS

‘Moramos em uma cidade muito mais importante que imaginamos’, diz presidente do Simespi

Por Nani Camargo |
| Tempo de leitura: 3 min
André Covolam
Erick Gomes é presidente do Simespi

O presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, elencou, a pedido do JP, os pontos fortes de Piracicaba, que fazem da cidade uma das mais importantes do Estado.

 “Moramos numa cidade muito mais importante do que imaginamos. Posso enumerar alguns motivos para justificar o que digo. Muitos não sabem, mas a USP tem em Piracicaba uma entidade fundadora da instituição. Em 1900, a Esalq nascia por meio de um decreto; 34 anos depois a escola e mais seis universidades se juntariam para forma a USP, uma das universidades mais importantes e reconhecidas do mundo”, declara. Gomes aponta, também, que foi aqui que surgiu um movimento de empresários da indústria que lutaram para mostrar a São Paulo que “as coisas no interior são diferentes da capital”. 

“Precisava-se de uma visão diferenciada para garantir empregos e a renda da nossa cidade e, deste movimento, nasceu o primeiro sindicato patronal da indústria do interior do Estado mais desenvolvido da União: o Simespi. Há 32 anos, o Simespi trabalha em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos por uma vida mais digna e de qualidade para nossa população. Aliás, graças a este diálogo e à sólida relação construída pelo sindicato patronal e pelo sindicato dos trabalhadores, Piracicaba é a 10ª melhor cidade do Brasil para negócios no setor metal mecânico, segundo reportagem da Revista Exame”, pontua. 

Além disso, ele elenca que Piracicaba tem, na figura da Acipi, uma das mais importantes associações comerciais do Brasil; e que foi em Piracicaba que residiu e faleceu o primeiro presidente civil da República, Prudente de Morais. “Sabemos que a cidade tem seus problemas e, para nós, muitas vezes parecem simples de serem resolvidos. Sem a pretensão de julgar ou apontar responsáveis, prefiro reconhecer que vivemos numa cidade maravilhosa, com uma população trabalhadora e guerreira, instituições fortes e uma história repleta de sucesso. Piracicaba é, sim, uma cidade com passado e futuro brilhantes, sendo que o futuro só depende de nós, piracicabanos”, comemora. O empresário diz que o Simespi busca fazer sua parte. No caso da qualificação da mão de obra, por exemplo, a entidade e o Sindicato dos Metalúrgicos se mobilizaram, colocando em prática o projeto “Indústria do Amanhã”. Cerca de 80 jovens de comunidades frequentaram cursos de capacitação. 

Piracicaba tem o parque industrial mais diversificado do Estado. “Aqui estão desde empresas do ramo de fundição, como a que fez a já famosa estátua do piloto Ayrton Senna, como empresas do setor automotivo, passando por uma das companhias mais antigas de bens de capital do país, que proporcionou inúmeras usinas construídas no modelo turn key. Temos também empresas do setor agropecuário, nascidas na Esalq, uma das grandes propulsoras do agronegócio do Brasil”, finaliza.

METALÚRGICOS - O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba é grande parceiro do Simespi. “Desejo parabéns para Piracicaba, onde temos muita história no nosso setor metal mecânico. Graças a mão de obra do trabalhador, levamos o nome da cidade para o mundo com a produção de milhares de peças. Seguimos trabalhando para que a Noiva da Colina continue crescendo, e siga na vanguarda da história do país e do mundo. Piracicabano, se orgulhe!”, declara Wagner da Silveira, o Juca, presidente da entidade.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.