22 de dezembro de 2025
PIRACICABA

Mercadão, 135 anos: público mensal de 220 mil pessoas e muita história para contar

Por Beto Silva | beto.silva@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
IHGP
Considerado um dos mais antigos do Brasil, o prédio do Mercado Municipal de Piracicaba foi tombado em 198

Com um público mensal de 220 mil pessoas, o Mercado Municipal de Piracicaba comemora nesta quarta-feira (5) 135 anos de fundação. Para comemorar a data, uma festa está sendo organizada pela administração do centro comercial em parceria com a prefeitura. O evento acontece no sábado, dia 15, e vai contar com apresentações musicais, sorteios de brindes e recreação infantil das 8h às 12h.

Para a presidente da Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal, Thaís Gabriele Magro, o mercadão pode ser considerado um ponto turístico, histórico, gastronômico e um centro de comércio para Piracicaba. “O mercado é considerado um ponto de encontro tanto para moradores como para turistas, aqui se encontram para a área de alimentação, compras de produtos frescos, saudáveis, artesanato, as famosas pamonhas”, afirmou, citando a variedade de produtos comercializados no mercado, como açougue, casa de pesca, hortifrutis, pastelarias, utensílios domésticos, artigos religiosos, artigos em couro, massas prontas e frescas, peixarias e sdoces caseiros, bolos e chocolates.

REFORMA - Segundo ela, há projetos para modernização das instalações do mercado. Nos últimos anos, foram realizadas obras para troca de telhado, do piso e pintura, instalação de circuito de vigilância e manutenção das calçadas. “Para os próximos anos estamos com projetos para troca da rede de esgoto e reforma dos banheiros”, afirmou.

Considerado um dos mais antigos do Brasil, o prédio do Mercado Municipal de Piracicaba foi tombado em 1987 como patrimônio cultural do município. Localizado   no ‘coração da cidade’, o mercado abre todos os dias do ano atraindo visitantes pela tradição e o legado que permeiam a trajetória, além das inúmeras variedades de produtos selecionados e de qualidade.

Em 2010 foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, o que possibilitou avanços relativos à estrutura física e organizacional. A Sema (Secretaria Municipall de Agricultura e Abastecimento) é responsável por acompanhar o trabalho realizado pela associação.

"O Mercado Municipal é um marco para a população e um ponto turístico muito valorizado em Piracicaba, e, portanto, deve ser tratado com muito respeito, como todo prédio público", disse a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame.

Atualmente, o Mercado Municipal de Piracicaba gera emprego e renda para aproximadamente 400 pessoas, entre permissionários e funcionários que dividem os 152 boxes existentes.

"Aqui dentro temos famílias que administram bancas há gerações", contou , Thais. Nivaldo José Rozada é um dos permissionários,  trabalha diariamente ao lado da esposa e dois filhos numa banca de frutas, verduras, legumes, ovos e cereais. "Viemos da roça para trabalhar no mercadão há 35 anos. Buscamos dar o melhor atendimento para quem vem no Mercado porque ele representa o meu ganho, o meu futuro e dos meus filhos", afirmou.

O Mercado também tem clientes fieis, como  Humberto Antonio Zorzenoni, que frequenta o espaço desde criança, influenciado pelo pai. "Já virou hábito vir aqui todos os dias para comprar verduras e legumes para o meu restaurante e também aproveitar para comer um pastel bem gostoso que só tem aqui no Mercadão", disse.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.