Hoje, dia 2 de julho, é celebrado o Dia do Bombeiro Brasileiro, e para mostrar a importância e o trabalho desses profissionais, o Corpo de Bombeiros de Piracicaba realizou uma exposição de materiais e viaturas na Praça José Bonifácio para que a população tivesse a oportunidade de vivenciar melhor a experiência de ser bombeiro.
Além da homenagem aos heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, cidades e florestas de risco de incêndios, desastres naturais ou desabamentos, o evento trouxe uma sugestão diferente: aproximar a população. Segundo o Capitão Giovani, hoje foi um momento para aproximar a população de seus trabalhos. “Geralmente somos acionados para atendermos ocorrências em que pessoas precisam de ajuda, e aqui é um momento para a população conhecer os nossos equipamentos, viaturas, proporcionando um momento de alegria e diversão”, explica.
Um exemplo disso é Gabriel Henrique Munhoz, que levou o filho Enzo Gabriel para conhecer a profissão de perto. ““O trabalho dos bombeiros é de muita importância para nós. É muito legal conhecer o trabalho brilhante que eles fazem em nossa cidade”, contou ao JP. Já o pequeno disse que adorou ver as viaturas e que é bem legal.
Mas o que é ser um bombeiro? Para o Sargento Augusto é a representação da adrenalina pura e a importância de salvar uma vida desde situações mais simples até momentos mais complicados. “A profissão em si é muito gratificante”, afirma ele.
E seus trabalhos não se resumem em apenas apagar incêndios. Os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade. Eles também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande estresse, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.
ORIGEM DO DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO
A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, que foi inaugurado no Rio de Janeiro em 2 de julho de 1856, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.
Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído por meio do decreto-lei nº 35.309, datado de 2 de abril de 1954. Essa mesma lei também definiu a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antigamente, antes de o Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentou o serviço de bombeiros, o toque dos sinos indicava que homens, mulheres e crianças deveriam formar uma fila no poço mais próximo e passar baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.