24 de dezembro de 2025
EDUCAÇÃO

Colégio COC recebe as carretas do Projeto Conhecendo a Amazônia e Vida Marinha

Por Ronaldo Castilho | ronaldo.castilho@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Alessandro Maschio/JP
Alunos do Colégio COC participando da apresentação dos educadores

O Colégio COC de Piracicaba trouxe na manhã de hoje (21), o Projeto Conhecendo a Amazônia e Vida Marinha, que é um dos maiores acervos de animais marinhos do sul do Brasil e da Amazônia. O projeto foi idealizado pela bióloga Cristina Portela, com o objetivo de ensinar e sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. O museu itinerante ficará em frente ao Colégio COC até quinta-feira (22).

O acervo é composto por animais taxidermizados e conservados em álcool, sendo que todos eles foram vitimados pelo homem. A exposição são acopladas as duas carretas, que estão na frente do Colégio COC. O interior da carreta tem um ambiente lúdico, e os alunos se sentem como se estivessem na floresta ou no fundo do mar, podendo ter contato com os animais. Os veículos são equipados com bancos e uma bancada expositora com os animais taxidermizados (empalhados).

A aluna Bárbara Pinedo que está no segundo ano do ensino médio disse que é totalmente diferente do que se aprende em sala de aula. “É muito legal, é totalmente diferente do que vemos em sala de aula nos slides, pegar, ver de perto e de verdade é uma experiência incrível”, disse.

A professora de ciências e química do COC, Bruna Vieira da Silva ressaltou a importância de receber em Piracicaba um projeto dessa relevância para o meio ambiente. “Estamos com os alunos dos ensinos fundamental e médio, fazendo as experimentações, cada carreta participa 30 alunos e depois é trocado, vão fazendo rodízios ao longo do dia, no período da tarde, os alunos do ensino infantil também participará tendo essa vivência e amanhã o dia todo vamos participar desse museu itinerante, que vale muito a pena, pois os alunos estão vivenciando na prática o que ensinamos na escola, somos um colégio que valorizamos bastante a questão da prática, vivência”, disse.

"Com certeza, poder vivenciar o que é apresentado em aula traz uma experiência única aos alunos, inclusive porque nas apresentações temos a conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente", salientou.

“Hoje no período da manhã os alunos do fundamental II participaram das apresentações, foram no total 4 apresentações, 2 em cada carreta”, concluiu a docente.

 

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.