Prédios públicos e paradas de ônibus têm se tornado alvo de pichadores e vândalos em Piracicaba. A fachada e pontos de ônibus do Cemitério da Saudade e a antiga UPA da Vila Cristina são alguns dos locais com marcas de vandalismo. Questionada, a Secretaria de Saúde informou que não há atendimento à população no antigo prédio da UPA e o local já apresentava problemas de infraestrutura. Por isso, a pedido dos servidores e da população, os serviços foram transferidos para outros espaços. A pasta informou que tem projetos em andamento para implantação, no local, de uma UPA Infantil ou de um Centro de Atenção Psicossocial 24 horas.
A prefeitura informou que o departamento de manutenção e obras realizou a soldagem das portas para evitar atos de vandalismo. Quanto a limpeza, a administração informou que uma ação de manutenção da área externa vai acontecer na próxima semana. A Saúde informou que a Guarda Civil faz rondas constantes na região para preservação do prédio público e pede que a população auxilie informando pelo 156 casos de descarte e acione o telefone 153 em caso de depredação/vandalismo no local.
Quanto aos pontos de ônibus, a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), informou que homologou a empresa responsável pela limpeza, reforma e manutenção dos locais da cidade. Ao todo, serão 173 pontos. O investimento será de R$ 1,1 milhão e, após a ordem de serviço, prevista para acontecer neste mês, a empresa terá o prazo máximo de até 30 meses para a execução dos serviços, que abrangem reforma, pintura e manutenções nos bancos de assento e nas coberturas, seguindo os padrões estabelecidos no edital.
Já a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente esclareceu que devido à fachada do Cemitério da Saudade se tratar de patrimônio tombado, existem peculiaridades para a restauração. A pintura tem que ser feita nas cores originais e com material adequado. "Alguns projetos já estão sendo desenvolvidos", resumiu.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.