Um portal afiliado à rede
11 de maio de 2024

LEGADOS

Mátria Amada Brasil lança portfólio sobre as histórias das mulheres piracicabanas

Resultado do trabalho será celebrado neste sábado (3), às 15h, no Largo dos Pescadores

Por Redação
01/06/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Coletivo Rec

Um trabalho sobre as biografias de mulheres ancestrais e contemporâneas que foram e são relevantes para o contexto social, cultural e artístico de Piracicaba é um dos legados simbólicos que o projeto “Mulheres em Ação: Mátria Amada Brasil” compartilha sobre parte da história da cidade, pela perspectiva das subjetividades femininas. O trabalho de pesquisa e escrita foi realizado pela jornalista e historiadora Beatriz Vicentini e o conteúdo do portfólio pode ser acessado pelo site: matriaamadabrasil.com.br. O resultado do trabalho será celebrado neste sábado (3), às 15h, quando o portfólio online “Mulheres na Cultura Piracicabana” será lançado no Largo dos Pescadores, em um evento que reúne muita música, com diversos shows e discotecagem. A ação é gratuita e aberta para todas pessoas.

O portfólio e seu evento de lançamento simbolizam a finalização do projeto “Mulheres em Ação: Mátria Amada Brasil”, que foi contemplado pelo Edital Proac n°38/2022 e é realizado por Natalia Puke, Laura Vidotto, Vanessa Piazza e Thelicia Canabarra. Com o objetivo de destacar a presença das mulheres na cultura e nas artes na cidade de Piracicaba, o projeto dialogou com o provérbio africano “Sankofa”, que significa manter a cabeça voltada à ancestralidade, às raízes, em busca de realizar o potencial para avançar, ao escolher trazer as histórias de mulheres contemporâneas e também ancestrais, tanto nas grafitagens realizadas no Centro Comunitário do Novo Horizonte e no Estúdio Aragem quanto no conteúdo do portfólio.   Segundo as proponentes da iniciativa, “a escolha por mulheres ancestrais e contemporâneas traz a perspectiva da luta histórica que as mulheres enfrentam para ter seus direitos reconhecidos e assegurados”.

Para dar o tom a esse momento de celebração, a DJ Carol Cavassani ambienta o espaço que recebe também a apresentação do Trio de Choro composto pelas instrumentistas Rafaela Mafaldo, Beatriz Vanuchi e Luana Paula, que nos faz recordar a importância de Chiquinha Gonzaga como a primeira mulher maestrina brasileira; a programação tem também a apresentação “4 MP a fazer Rap”, que traz a força e potência de quatro mulheres fazendo rap, com Mayra Kristina, Arilene Teodoro, Isabela e Gabriele Camargo. Além do show “beijos”, no qual Natalia Cabral apresenta músicas que abordam amor e desilusões amorosas inspiradas na tragicomédia da vida, mas sempre com aquela dose de humor. As canções de Natalia vêm de inspirações de artistas mulheres, e umas dessas grandes inspirações é a Rita Lee, então, nesse show Natalia apresenta além das suas composições autorias, releituras de canções da eterna Rita Lee.

De acordo com as idealizadoras do projeto, “o foco é dar visibilidade ao trabalho das mulheres, bem como incentivar a autonomia, a autoconfiança e o protagonismo, evidenciando a qualidade do fazer artístico feminino para além dos estereótipos construídos pelo patriarcado”. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e da Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e também do Instituto Terra Mater. E o registro fotográfico do projeto é realizado pelo Coletivo Rec.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.