22 de dezembro de 2024
EDUCAÇÃO

Fábio de Morais, professor de Limeira, é o novo presidente estadual da Apeoesp

Por Beto Silva | beto.silva@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Fábio Santos de Moraes, de Limeira, será o presidente da Apeoesp

Com ampla participação de professoras e professores em todo o Estado de São Paulo, as eleições da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) tiveram a Chapa 1 como a grande vencedora, alcançando 83% dos votos. Com o mote "Apeoesp Unida - uma só força, uma só voz", a Chapa 1 foi apoiada pela CUT.

O professor Fábio Santos de Moraes, da cidade de Limeira, será o primeiro presidente e a professora Maria Izabel Azevedo Noronha, Professora Bebel, deputada estadual pelo PT, atual presidente, ocupará o cargo de segunda presidente. A primeira secretária geral será a professora Zenaide Honório, de Americana, enquanto que o segundo secretário geral será o professor Sérgio Martins da Cunha, de Itaquera, na Capital. A Diretoria Estadual Colegiada será composta por um total de 120 Diretores, de todo o estado de São Paulo.

Além da nova Diretoria Estadual Colegiada, foram eleitos Conselheiros Estaduais e Regionais. Esses últimos comporão as Coordenações das 94 subsedes do Sindicato. A Chapa eleita cumprirá mandato até 2026. Demais concorrentes, as Chapas 2 e 3 obtiveram, respectivamente, 12,25% e 2,83% dos votos válidos, percentuais

As eleições foram realizadas durante toda a sexta-feira (26) e a apuração do resultado teve início no mesmo dia, no centro de São Paulo, com finalização na madrugada de domingo (28). De acordo com a Comissão Eleitoral, não houve o registro de ocorrências graves em todo o processo, que contou com a participação de mais de 50 mil professoras e professores na ativa e aposentados.

A Apeoesp é um dos maiores sindicatos do mundo, tendo em sua base 170 mil trabalhadores e trabalhadoras.

A Diretoria Estadual Colegiada será composta por um total de 120 diretores, representando todo o estado. “A eleição é um momento muito importante de participação direta e ela fortalece o Sindicato. Então, para nós, foi uma honra ter tantos professores e professoras participando desse processo. E cada proposta que a gente colocou no papel, da Chapa 1, agora vai ser uma obstinação nossa torná-las realidade e melhorar a vida da categoria no estado de São Paulo”, diz Fábio à CUT-SP.

Conforme o estatuto da Apeoesp, a diretoria deve ser composta proporcionalmente pelo número de votos de cada chapa, desde que tenha o mínimo de 20% dos votos. Como as outras duas chapas não alcançam esse percentual, elas não irão compor a nova diretoria.

Três chapas participaram do pleito que escolheu a direção para o mandato que seguirá até 2026. Além da Chapa 1, concorreram a Chapa 2, que obteve 12%, e a Chapa 3, com 3%. Brancos e nulos somaram 2%.

Na avaliação da Professora Bebel, atual presidenta da entidade e deputada estadual (PT), a Apeoesp sai ainda mais fortalecida do processo de eleição da diretoria e conselhos. "Tenho a honra de pertencer a essa chapa, que irá gerir a nossa entidade de forma coletiva, compartilhada e horizontalizada, como resultado de processo de unidade entre as principais correntes que atuam na Apeoesp e que já participavam da Diretoria pelo critério da proporcionalidade. Vamos, cada vez mais unidos, enfrentar os retrocessos que o governo Tarcísio de Freitas quer impor à educação paulista e lutar por avanços e conquistas para a nossa categoria”, afirma a dirigente. Na nova gestão, a Professora Bebel ocupará o cargo de segunda presidenta.

"O resultado das eleições da Apeoesp, com a vitória da chapa 1, uma chapa construída a partir da unidade entre grupos com pensamentos diferentes, mas como o mesmo objetivo, que é o de fortalecer as lutas em defesa da educação pública de qualidade e dos direitos da nossa categoria, afinal este que é o maior sindicato da América Latina é minha entidade de base, reforça para nós da CUT a importância da unidade da classe trabalhadora, em especial no serviço público. Parabenizamos todas companheiros e todos companheiros que participaram deste processo, em especial os que integrantes da chapa 1 das eleições para a diretoria estadual e das subsedes", diz o presidente da CUT-SP, professor Douglas Izzo, atual conselheiro estadual da Apeoesp que integrará a próxima diretoria na executiva do sindicato.

Além das eleições para a Diretoria Estadual Colegiada, também foram eleitos conselheiros estaduais e regionais, que atuarão nas coordenações das 94 subsedes do Sindicato.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.