Um portal afiliado à rede
11 de maio de 2024

LEITURA

Projeto Viajando na Leitura recebe moções de aplausos

Projeto disponibilizou gratuitamente livros em geladeiras literárias nos terminais de ônibus da cidade

Por Redação
25/05/2023 - Tempo de leitura: 2 min

Guilherme Leite/Câmara Municipal

A realização do projeto Viajando na Leitura rendeu duas moções de aplausos ao IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e à APL (Academia Piracicabana de Letras), organizadoras do evento. As homenagens foram propostas pelo vereador licenciado Pedro Kawai (PSDB), através das moções nº 40 e 41/2023, entregues pelo vereador Paulo Nardino (PSDB), em cerimônia realizada na Sala da Presidência, nesta segunda-feira (22).

O presidente da APL, Vitor Pires Venconvsky, e o presidente do IHGP, Edson Rontani Jr., receberam as moções. O objetivo do projeto foi promover a leitura junto aos usuários do sistema de transporte coletivo de Piracicaba, através da disponibilização gratuita de livros em geladeiras literárias, instaladas em terminais de ônibus. O projeto também disponibilizou livros digitais para os passageiros através de QRCode. O projeto, que foi possível através de doações de livros por pessoas físicas e jurídicas, teve duração de três meses e terminou com um concurso literário.

“Esta homenagem tem o objetivo também de dar visibilidade ao projeto e serve de incentivo para que esse trabalho possa ter continuidade”, observou o vereador Paulo Nardino. “É uma sacada maravilhosa, aproveitar para disseminar a leitura enquanto o passageiro tem aquele tempo ocioso da espera pelo transporte coletivo”.

Edson Rontani Jr. destacou que, com o projeto, foi possível perceber que há uma carência das pessoas pelo livro físico. “Ainda existe essa necessidade de sentir o livro impresso, de ter contato com o conhecimento gerado pelo processo criativo”, afirmou. “Este é um reconhecimento público dos piracicabanos ao projeto e esta moção vai abrilhantar nossos acervos e ficar para sempre na memória”.

Para Vitor Pires Venconvsky, o projeto foi um sucesso e conseguiu mobilizar muitas pessoas. “O projeto só foi possível porque muitas pessoas e instituições auxiliaram. Isso mostra que quando se unem os esforços, conseguimos fazer coisas marcantes e significativas. Esta moção só nos anima para outros projetos”, colocou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.