Tem início na semana que vem o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O governo tinha anunciado no início do mês a antecipação dos pagamentos deste ano. A medida de antecipar o 13º saiu logo após o anúncio do reajuste do salário-mínimo que agora é de R$ 1.320,00. A consulta pode ser feita no aplicativo ou site Meu INSS com CPF e senha.
Diante disso, o 13º salário de 2023 será pago (1ª parcela) em maio, e (2ª parcela) em junho, junto com a folha do benefício mensal. A primeira parcela será creditada a partir de 25 de maio para aquele que ganham um salário-mínimo e começa no dia 1º de junho para que ganha cima do salário-mínimo.
O pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas ficou definido na primeira semana de maio, quando presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o Decreto 11.517, que antecipou o 13º dos beneficiários da Previdência Social. Serão pagos R$ 62,6 bilhões para ao menos 30 milhões de pessoas.
A primeira parcela do 13º é paga sem nenhum desconto e corresponde à metade do benefício de quem já estava aposentado em janeiro deste ano. Para quem ainda não recebia benefício, os valores liberados de 13º são proporcionais, conforme a quantidade de meses em que o segurado passou a receber a aposentadoria, a pensão ou o auxílio do INSS. A segunda parcela tem desconto do IR (Imposto de Renda), no caso de quem está obrigado a pagar. Neste ano, a tabela do Imposto de Renda foi atualizada pelo governo, com elevação da faixa de isenção. Além disso, 13,7 milhões devem ficar isentos do IR com a elevação da faixa inicial.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.