25 de dezembro de 2024
ARTIGO

Domine o seu ambiente e mude a sua vida

Por Fabiane Fischer |
| Tempo de leitura: 3 min

Sua mente é um mecanismo maravilhoso. Quando trabalha num sentido te leva ao mais notável dos sucessos. Mas, se ela funcionar de outra maneira, pode te levar a um fracasso total.

Nossa mente é o instrumento mais delicado e sensível de toda a criação. Saber operar a nossa mente é o grande segredo daqueles que obtém sucesso em suas vidas. Vou trazer aqui alguns exemplos práticos para que nossa leitura fique mais agradável e para que você se identifique.

Milhões de pessoas vivem o tempo todo pensando em dietas, me atreveria a dizer que somos uma população que conta calorias. Gastamos fortunas em vitaminas, minerais e outros suplementos. E todos nós sabemos por quê. Nosso corpo reflete a dieta com que ele é alimentado: O tamanho do corpo, a força física, a resistência às doenças e até mesmo o tempo que vivemos está intimamente relacionado com o que comemos. Enfim, o corpo é o que come então me atrevo a dizer que a mente é o que ela come. O alimento mental não pode ser comprado em mercados e não é vendido em pacotes, ele é o ambiente em que você vive, todos os detalhes deste ambiente influenciam sua saúde mental. O tipo de alimento mental influencia os nossos hábitos, nossas atitudes e nossa personalidade. Se você está inserido em um ambiente hostil, com pessoas controladoras, mal humoradas, pessimistas, medrosas, invejosas, ciumentas e malvadas, você estará se alimentando de veneno, mas se o seu ambiente é agradável, saudável, com pensamentos de otimismo, verdade, amor, lealdade, justiça e bem, você está se alimentando do melhor antídoto que existe. Assim como o corpo reflete o alimento que o nutre, a mente reflete o ambiente com que é alimentada.

Você já parou para pensar que tipo de pessoa você seria se você tivesse sido criado fora do seu país? Que tipo de alimentos seriam os seus preferidos? Como você se vestiria? Como você falaria? Qual seria o seu trabalho? Qual seria a sua religião?  Claro que você não pode responder as minhas perguntas, mas tudo indica que você seria uma pessoa completamente diferente se tivesse nascido num outro país e sabe o por quê? Porque você teria sido influenciado por um outro ambiente e você é fruto do ambiente em que você está inserido. Interessante isso né?O ambiente que nos modela e nos faz pensar como pensamos. Pense em um dos seus hábitos ou forma de agir que você NÃO tenha aprendido com outra pessoa. Pense em coisas simples, como a maneira com que você caminha, tosse, segura uma xícara, suas preferências musicais, leitura, forma de vestir, cor do cabelo ou jeito de falar. Tudo isso é influenciado pelo ambiente que te cerca.

A convivência prolongada com gente negativa faz com que pensemos negativamente; o Íntimo contato com pessoas mesquinhas nos trona mesquinhos e assim por diante. Por outro lado, a convivência com pessoas que tem ideias grandiosas eleva o nível dos nossos pensamentos; a convivência intima com pessoas do bem nos torna pessoas melhores. A pessoa que você será daqui há cinco, dez ou vinte anos dependerá quase que totalmente de seu futuro ambiente. Analise agora o que pode ser feito no seu ambiente para que no futuro você tenha mais satisfação, mais plenitude e mais prosperidade. Recondicione-se para ter sucesso! Não estou falando que será uma jornada fácil, mas estou falando que será muito satisfatório e você agradecerá e muito por ter começado hoje. Muitos irão te desanimar dizendo para se conformar com a situação que você tem, mas estes são em sua maioria, pessoas mal sucedidas, com pensamentos pequenos e suas falas agem em você como veneno, então esteja atento e fique perto de quem te encoraja a ser uma pessoa melhor, inserida em um ambiente cada vez melhor e que te trará resultados cada vez maiores e melhores. Seja quem você quer ser! Siga o seu coração, siga a sua mente, mas pense sempre grande!

Com carinho, Fabiane Fischer.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.