21 de dezembro de 2024
ARTIGO

Mulheres e menopausa: qual o papel do exercício nesta fase da vida?

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 2 min

A menopausa é uma fase da vida que toda  a mulher vai passar! É uma fase natural  das mulheres que ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos de idade, quando a menstruação para definitivamente. Essa fase pode trazer alguns sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, insônia, alterações de humor e diminuição da densidade óssea.

Em um recente estudo intitulado "Benefícios da atividade física na menopausa: uma revisão sistemática" que saiu na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, relata que a prática regular de atividade física pode ajudar a aliviar esses sintomas e trazer muitos outros benefícios para a saúde das mulheres na menopausa.

Durante essa fase, os níveis de hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona, diminuem gradualmente, o que leva a sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, alterações de humor, insônia e diminuição da densidade óssea. No entanto, o exercício físico pode ajudar a melhorar os níveis hormonais e aliviar esses sintomas estimulando a produção de hormônios como o hormônio do crescimento (GH) e a testosterona. Esses hormônios ajudam a manter a densidade óssea e a massa muscular, além de melhorar a libido e a função cognitiva.

Além disso, a atividade física ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e a glicemia, fatores que também podem contribuir para o risco cardiovascular. A perda de densidade óssea é comum após a menopausa e pode levar à osteoporose, uma condição que aumenta o risco de fraturas. No entanto, a prática regular de exercícios de impacto, como corrida. caminhada ou levantamento de pesos, pode ajudar a preservar a densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose.

As alterações de humor e o aumento do estresse são comuns nesta fase da vida. O exercício, no entanto, ajuda a aumentar a produção de endorfinas, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar e prazer. O exercício também produz dopamina, que é associada ao prazer, satisfação e motivação. Além disso, os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, são diminuídos pelo exercício, e ter o cortisol alto pode contribuir para o risco de doenças crônicas.

Apesar de todos esses benefícios, muitas mulheres na menopausa ainda evitam a atividade física por medo de lesões ou desconforto, ou simplesmente param de fazer exercícios. Entretanto, a atividade física regular é altamente recomendada para as mulheres na menopausa. É importante procurar um médico e seguir orientação especializada para a prática adequada de exercícios. Com a prática regular de atividades físicas, é possível reduzir os sintomas da menopausa, melhorar a qualidade de vida e reduzir os gastos com remédios! Por isso, não pare! E se não começou, chegou a hora! Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.