21 de dezembro de 2024
ARTIGO

Continuidade do Parlamento Metropolitano

Por Gilmar Rotta |
| Tempo de leitura: 3 min

Na próxima terça-feira dia 4 de abril, o Parlamento da Região Metropolitana de Piracicaba reúne-se na cidade de Cordeirópolis com o intuito de eleger a nova mesa diretora. Depois de dois anos de trabalho, entregaremos a Mesa Diretora com a somatória de participações e ações que resultaram em benefícios importantes para as 23 cidades da região metropolitana.

No entanto, antes de relacionar ações, é importante destacar que o principal avançou foi a possibilidade de promover uma integração entre as cidades, através de suas câmaras municipais. Reunir vereadores dos mais diversos municípios, cujas matriz econômicas muitas vezes são semelhantes e, outas vezes, completamente diversas, foi uma rica experiência para nós, vereadores, que compartilhamos nossas questões comuns.

Entendemos que a somatória das vozes das nossas cidades somadas na defesa de uma causa tem muito mais força e possibilidade de que o Governo do Estado nos ouça. Levamos ideias que foram ouvidas, algumas que não tiveram os encaminhamentos que esperávamos do governo, mas o plantio foi efetivado dando repercussão às nossas propostas.

Colocamos nas mãos do ex-governador Rodrigo Garcia – que apoio Tarcísio de Freitas no segundo turno – a proposta de fomento da economia baixo carbono como forma de potencializar náo só a economia, mas a defesa do meio ambiente nas cidades da nossa região, assim como a geração de emprego, renda e negócios sustentáveis.

Demos visibilidade a uma luta que não se encerra, que é a justiça social nas tarifas dos pedágios da nossa região. Muitos movimentos foram feitos no sentido de pedir a revisão de contratos o que, de certa forma, atraiu a atenção do governo para uma região que sofria muito com a qualidade de malha viária, mas cuja contrapartida (as altas tarifas) não foi a ideal principalmente para os cidadãos que se deslocam entre as cidades para o trabalho.

Garantimos a inserção das nossas cidades no mutirão de catarata promovido pela Secretaria estadual da Saúde. Cobramos melhorias na infraestrutura das nossas rodovias. Denunciamos a falta de medicamentos de alto custo. Enfim, nos envolvemos em temas de todas as áreas.

A criação da Região Metropolitana de Piracicaba, assim como outras  espalhadas pelo Estado de São Paulo, requer ainda muitas ações políticas, a fim de que o verdadeiro objetivo de integração seja cumprido, que é o de melhorar a vida das pessoas das cidades através da integração de seus serviços, por exemplo, de forma ordenada e economicamente viável.

O caminho agora, com a nova mesa Diretora que será eleita, é continuar fazendo do Parlamento Metropolitano uma ferramenta política importante, para fortalecimento destas demandas regiões e que podem afetar diretamente o dia a dia das pessoas. Foi uma grande honra estar à frente de um colegiado seleto e que representa mais de 1,5 milhão de pessoas ao redor de Piracicaba, que também foi a sede do Parlamento. Nesta fase, é bom provável que a sede se localize em um das demais cidades, a fim de descentralizar a atuação e potencializar a visibilidade dos municípios de menor população.

Por hora, meu agradecimento a todos que contribuíram com este trabalho, vereadores das cidades, assessores do gabinete das presidências que exerci, servidores dos diversos departamentos da Câmara de Piracicaba e das demais câmaras, sempre envolvidos na organização.

Foi um importante capítulo para a história política de Piracicaba, que terá continuidade com todo o apoio que nós, vereadores regionais e continuaremos a dar ao Parlamento.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo.  Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.