21 de dezembro de 2024
ARTIGO

Desde aqui e agora

Por André Salum |
| Tempo de leitura: 3 min

Dentre as múltiplas missões e tarefas das religiões destaca-se a de trazer aos sofredores a consolação e a esperança num futuro melhor, ao apresentarem a perspectiva da sobrevivência após a morte do corpo. Reconhecendo o valor de tal proposta, pode-se descobrir igualmente a importância e o significado de viver a espiritualidade no aqui e no agora.

Nesse sentido, a religião tem seu valor não apenas como promessa de um porvir melhor, mas essa própria concepção se baseia em um presente bem vivido, consciente, puro e íntegro. É esse presente, fruto do despertar da consciência, que constrói e assegura um amanhã melhor. Então, reconhecer que se está plantando sementes de boa qualidade traz, desde já, segurança e tranquilidade em relação a futuras colheitas. Diante disso, aquele que permanece fiel aos ditames da própria consciência e ao cumprimento das tarefas evolutivas que lhe cabem, mesmo diante de situações adversas, pode permanecer sereno e otimista.

Um dos aspectos que nos parecem relevantes das revelações espirituais é o fato de, graças a elas, reconhecermos nossa natureza essencial, isto é, que somos seres espirituais transitoriamente peregrinando no mundo material. Essa perspectiva pode trazer imenso alívio à angústia existencial que todos, em maior ou menor grau, experimentamos. Saber que estamos em jornada evolutiva neste planeta, que tudo o que nos acontece pode ser convertido em experiências úteis e em aprimoramento interior e que seremos amanhã melhores e mais felizes do que hoje, nos conforta desde já, antecipando-nos o júbilo que poderemos sentir mais intensamente no futuro. Além disso, as instruções espirituais de elevado teor balizam nossa conduta, permitindo-nos viver e conviver de modo mais harmonioso, saudável e pacífico, aprimorando desde já a qualidade das relações humanas e propiciando bem estar.

Se as revelações religiosas oferecem esperança e fortalecem a fé no futuro, concedendo-nos paciência e resignação nas situações que nos fogem ao controle, também nos permitem agir no aqui e agora com maior lucidez, prontidão e equilíbrio.

Na maioria das vezes não precisamos aguardar pela vida futura para experimentarmos os benefícios de praticar o que já nos foi ofertado pelos instrutores espirituais. Existem atitudes cujo efeito é imediato: a reconciliação com um adversário, o exercício do perdão, a renúncia em benefício de outrem, a ação espontânea no bem, o serviço voluntário, o silêncio intencional que interrompe a propagação do mal, o comentário positivo acerca de alguém, o estímulo aos esforços alheios na prática do bem. Essas e inúmeras outras atitudes geram imediato bem estar e satisfação, pois são permeadas de energias vitalizadoras e curativas.

Um viver pleno no aqui e agora traz sentido ao presente e enriquece o momento atual, preenchendo de significado a experiência vivida. Conciliar isso com a certeza de que estamos em um amplo movimento evolutivo, mesmo passando por crises, como a transição planetária que presenciamos e na qual estamos imersos, parece-nos fundamental para a estabilidade mental e o equilíbrio emocional, bem como para a mobilização e aplicação de energias do modo mais útil possível, nas tarefas e serviços construtivos para o auxílio aos demais irmãos de jornada. Essa vivência lúcida no aqui e agora torna-se, pois, fonte de satisfação e alegria interior, sendo prenúncio de maiores júbilos a que faremos jus quando estivermos mais purificados, maduros e despertos.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo.  Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.