A cobrança do IPTU 2023 em Piracicaba começa na próxima quarta-feira (15) com vencimento da primeira parcela - para quem optou pelo parcelamento – ou opção de parcela única com desconto (5%). A expectativa é a de que a prefeitura arrecade aproximadamente R$ 185 milhões com o tributo. De acordo com a Semfi (Secretaria de Finanças), foram entregues 212.365 carnês neste ano.
Quem não recebeu os boletos impressos em sua residência deve acessar o portal da Prefeitura (www.piracicaba.sp.gov.br), clicar no botão IPTU 2023 para imprimir a segunda via. Se o cidadão não tiver acesso à Internet, deve procurar o Poupatempo Estadual na Praça José Bonifácio ou a Praça de Atendimento que funciona no Térreo 2 do Centro Cívico para impressão dos boletos do IPTU.
O IPTU 2023 foi corrigido pela variação acumulada do INPC referente aos meses de 12/2021 a 11/2022 em 5,97% acrescido de 2,50%, de acordo com a Lei Complementar 387/17. Já a Taxa de Serviços Públicos (Taxa do Lixo) teve um reajuste acima da inflação, pois tem como base de cálculo o valor do serviço referente à coleta domiciliar do ano anterior atualizada monetariamente. Em 2022 o custo desse serviço aumentou significativamente, em função do volume coletado e também do aumento dos preços dos insumos como combustível e outros componentes que compõem o custo do serviço. O desconto de 5% para pagamento em parcela única é válido apenas para a taxa de IPTU, desconto que não incide sobre o valor da Taxa de Serviços Públicos (Taxa de Lixo).
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.