Após ficar ameaçado de rebaixamento, hoje o clima no Barão da Serra Negra é de tranquilidade total. Após três vitórias na sequência, o XV de Piracicaba deixou as últimas colocações para alcançar o sexto lugar. Essa condição deixa o clube com a vaga encaminhada. Faltam ainda seis pontos em disputa e o time precisa de mais uma vitória para seguir na competição.
“Em momento nenhum a gente desacreditou do grupo; muito pelo contrário: cada vez mais nós fortalecíamos o nosso grupo”, explicou o técnico Cléber Gaúcho, garantindo que nunca perdeu a confiança no elenco quinzista. “Uma das coisas que a gente mais bateu é para sempre ser o protagonista dos jogos, independente do adversário”, declarou.
A sequência de três vitórias no Paulistão da Série A2 começou com triunfo no clássico regional contra o Rio Claro por 2 a 0, fora de casa, na 11ª rodada. Depois, o time fez duas partidas no Barão da Serra Negra e garantiu duas vitórias pela contagem mínima, diante de Monte Azul e Comercial.
A fase é tão boa que, após falhas sucessivas no setor defensivo no início da competição, atualmente o time quinzista tem a melhor defesa da A2, ao lado do Taubaté, com apenas 12 gols sofridos. De acordo com Cléber Gaúcho, essa condição veio após muito trabalho para ajudar a equipe atrás.
“Havia muita cobrança em relação aos gols que a gente vinha tomando...E agora, a gente vem encorpando de uma maneira muito sólida e nesse momento é muito importante essa condição uma das equipes menos vazadas da competição”, analisou o treinador. “Isso nos dá condição de brigar pelo G8”, complementou.
BASE
As três equipes de base do XV de Piracicaba irão a campo na tarde desta sexta-feira (3). O sub-20 do Nhô Quim estreará na Paulista Cup, competição preparatória visando o Campeonato Paulista, diante do Rio Branco, às 15h, no estádio do Centro Cívico, em Americana.
O time está no pelo grupo C, que conta ainda com União São João, Nova Odessa e Velo Clube. Na primeira fase, os 20 times estão divididos igualmente em quatro chaves. Os jogos serão em turno único, dentro dos próprios grupos, e os quatro melhores avançam.
Já os times sub-15 e sub-17 voltam a campo pela terceira rodada da Paulista Cup no CT XV-Raízen. O XV recebe a Ponte Preta, com a partida do sub-15, às 15h30. Já o Sub-17 começa às 14h.
Os clubes compõem o grupo D, juntamente com União Barbarense, Porto Football, Nova Odessa e Independente de Limeira. Os três melhores de cada uma das cinco chaves, além do melhor quarto colocado, se classificam para a fase seguinte.
Ainda sobre as categorias, na tarde da última quarta-feira, aconteceu o Conselho Técnico do Campeonato Paulista. O torneio contará com 79 participantes, começando em 8 de abril e terminando em 4 de novembro, totalizando 28 datas.
O estadual terá seis fases, com a primeira contando com 14 grupos regionalizados (nove com seis times e cinco com cinco), e jogos em turno e returno, dentro das próprias chaves. Os dois melhores e os quatro melhores terceiros avançam.
Na segunda fase, as 32 equipes restantes serão distribuídas igualmente em oito chaves. Novamente o sistema de disputa será em turno e returno, classificando-se os dois melhores de cada uma delas.
Na terceira fase serão formados outros quatro grupos, com quatro clubes cada. De novo, depois de turno e returno, os dois primeiros avançarão. A partir da quarta fase, a disputa será em encontros eliminatórios, com ida e volta. Empates nos placares agregados levarão as decisões aos pênaltis.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.