24 de dezembro de 2025
DITO, O BENDITO

Personagem de Érico San Juan entra para obra referencial das HQs nacionais

Por Fernanda Rizzi | fernanda.rizzi@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Dito, o Bendito nasceu no Jornal de Piracicaba, em 1993

“Dito, o Bendito”, personagem criado pelo artista piracicabano Érico San Juan, agora integra o livro de referência “Grande Dicionário do Quadrinho Brasileiro”, do jornalista baiano Gutemberg Cruz, também crítico cultural e pesquisador da área há mais de seis décadas.

Nascido no Jornal de Piracicaba, Dito ilustrou as nossas páginas durante 12 anos (1993 a 2005), e neste ano completa 30 anos de criação. Embora sua aparição já tenha acontecido em outras obras de grande renome, este não poderia ser um melhor presente para o personagem.

“Além de gratificante, é um registro histórico importante e fundamental, que coloca o personagem ao lado de clássicos como a Mônica, de Mauricio de Sousa, o Pererê, de Ziraldo, os Piratas do Tietê de Laerte, e os pioneiros Reco Reco, Bolão e Azeitona, de Luiz Sá, que estão na capa da obra. O Dito ser um verbete do livro é um presente inesperado pelos 30 anos do personagem, e reforça a presença de Piracicaba no mapa da HQ nacional e das artes gráficas”, ressalta Érico.

“Grande Dicionário do Quadrinho Brasileiro” demorou mais de meio século para ser concluído, pois tudo começou quando Gutemberg Cruz começou a ler quadrinhos, ainda, no início da década de 1960. Foi, então, que o jornalista começou a colecionar praticamente tudo o que saia de artistas brasileiros e fichou todo os personagens, tendo Dito em sua lista. A obra, no entanto, apresenta 1035 criações reunidas com muito fôlego, ousadia e desafios que nascem como referência de pesquisa e estudos da HQ Nacional.

“É uma fonte inesgotável de consulta para quem tem interesse pelo tema”, afirma Gutermberg. Além disso, o livro também é um lugar que traz o desejo social por meio da arte e o imaginário em seu torno. “Em suas formulações conteudísticas, há sempre uma porta aberta para o social, para o poético, o político, filosófico, religioso, para o demasiadamente humano”, relata o autor Gutemberg Cruz.

Para os fãs de quadrinhos, a obra é de lei! E está disponível para a venda no site da Editora Noir, por meio do link: https://bityli.com/27NWY.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.