15 de dezembro de 2025
VIRADA DO ANO

Ceia de Réveillon: saiba os alimentos que atraem sorte e que não podem faltar

Por Fernanda Rizzi | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
Ceia pode conter entrada, prato principal e sobremesas

O Ano Novo está chegando e a decisão na hora da escolha dos alimentos para a ceia de réveillon pode ser difícil. Mas, se você for supersticioso, provavelmente sabe o que não pode faltar para trazer energias positivas em 2023. Afinal, estamos deixando um ano para trás e abrindo novas oportunidades, e boas comidas fazem parte disso tudo!

Segundo Ana Turin, chefe de cozinha, a ceia pode ter quatro componentes: entrada, acompanhamento, prato principal e sobremesa. A entrada, por exemplo, pode ser composta de caponata de berinjela, berinjela com aliche, alcaparra ou azeitona preta, escabeche de lagarto ou mousse de gorgonzola.

Já os pratos principais podem ser massas, como rigatoni recheado com mussarela, molho rosé ou molho ao funghi, ravióli de mussarela de búfala, tortellini recheado de ricota com passas ou nozes, bucatini com abobora e parmesão, rondeli, tomate seco, rúcula, quatro queijos, presunto e queijo.

Outros tipos, mais tradicionais e pedidos pelos clientes da chefe, variam para lombo assado, pernil assado, leitoa, filé mignon, filé wellington, lagarto à molho madeira, tender. “Alguns também pedem chester e peru, mas menos devido à superstição de não comer ave na virada”, comenta. Além disso, os pratos podem acompanhar as saladas, maioneses de legumes ou com palmito, salpicão, salpicão com frango defumado, camarão na moranga, bacalhau, quiches de queijo e alho poró.

As sobremesas favoritas são: sorvete crocante de amêndoas com cala de chocolate ou frutas vermelhas, torta de limão, maça, morango ou coco, pudim de leite de condensado ou tâmaras, brigadeirão, manjar, torta de nozes, bolos, pavê de sonho de valsa e strudel (massa folhada, recheio de maçã com passas e nozes).

Além disso, há as comidas típicas da superstição: a mais famosa e típica é a lentilha que garante a prosperidade no novo avo assim que comer uma colher de sopa após à meia noite, segundo a tradição. Outro exemplo é o próprio arroz, que simboliza a fertilidade. As uvas, também muito conhecida para as simpatias, que traz um ano cheio de paz e prosperidade. A romã é muito popular nesta época, simbolizando a boa sorte, muitas pessoas colocam na carteira, e entre outras. E então, decidiu o que terá na sua ceia de Ano Novo?