20 de dezembro de 2025
ORGULHO

Alunos da E. E. Augusto Saes são medalhistas na Olimpíada de Astronomia

Por Fernanda Rizzi | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Alessandro Maschio/JP
Instituição teve oito alunos medalhistas na Olimpíada

Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Augusto Saes se destacaram na OBA 2022 (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, sendo eles: Camille Santos de Oliveira, Carlos Henrique Belisio Segredo, Julia Eliam Tomesani e Cibele Porto Cerqueira (ouro); Pablo Henrique Sanchez e Vittor Ricardo Alves Rosa (prata); Guilherme Estevan Joaquim e Samuel Caldeira Carioni de Almeida (bronze). A instituição foi a única dentre as 65 escolas estaduais de Piracicaba a conquistar o maior número de medalhistas de ouro.

Construção de foguetes, constelações e observação do céu foram alguns dos temas que os adolescentes precisaram estudar para conseguirem tirar notas acima de nove na prova. Julia Eliam Tomesani garante que é gratificante ver todo o seu esforço dar resultado. “Nós estudamos bastante para a prova e todo o nosso estudo valeu muito à pena”, comenta ela.

Segundo Carlos Henrique, o incentivo vem dos professores. “Eles falam que o nosso futuro pode ser melhor e que também podemos até receber uma pontuação extra por estar participando dessas avaliações porque é importante para a nossa futura vida profissional”, explica o aluno.

E claro, todo esse trabalho é feito em equipe com a colaboração da diretora Jaci Aparecida Natera, vice-diretora Mara Sandra Brago Pizzol, a coordenadora geral Ana Paula Amaral, a professora de ciências Karina Tedesco e demais docentes da instituição.

“Incentivo os meus alunos a serem protagonistas e terem autonomia. Participar de olimpíadas é um referencial paraocompromisso em estudar, ter responsabilidade e realizar pesquisas”, cita a professora Karina Tedesco.

A diretora Jaci Natera tem em mente o lema: “Quem faz a escola é o aluno e o bom professor”.

As medalhistas de ouro Camille, Cibele e Julia foram convidadas para participarem do treinamento para a IOAA 2023 (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica). Os alunos agora participarão também da ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética).