16 de julho de 2025
Logo Header

Piracicaba possui duas das melhores universidades da América Latina

Por Laís Seguin |
| Tempo de leitura: 1 min
Capa da Notícia

A empresa britânica QS Quacquarelli Symonds, atuante em análises de instituições de ensino superior em todo o mundo, divulgou o compilado anual das melhores universidades da América Latina para o ano de 2023. Entre as 10 melhores está a USP (Universidade de São Paulo), em segundo lugar, perdendo apenas para a Universidade Católica do Chile, e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que se encontra em quinto lugar. Ambas as instituições possuem campi em Piracicaba, sendo a Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) e a FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba).

Uma boa notícia para as faculdades brasileiras, que melhoraram suas posições no ranking das 50 melhores, é que outras instituições nacionais também estão listadas, como a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em oitavo lugar, a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em 11º, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em 28º, e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em 31ª.

Os indicadores que tornaram a USP a vice-líder foram a boa reputação acadêmica, pesquisas internacionais e de perfil online, atingindo uma pontuação de 100 em todas as categorias. A instituição também recebeu destaque devido à qualidade de seus artigos e corpo docente. A única exceção foi a 130ª posição no desempenho do corpo docente e de alunos. Diferentemente das Universidades de Pernambuco (UPE) e a Universidade de Feira de Santana (UEFS), que foram destaques nestas categorias, embora não estejam classificadas nas 50 melhore do ranking latino.

Já sobre as produções de pesquisas, a USP, Unicamp e Unesp se destacam nas três primeiras posições. Além delas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná subiram suas posições, ultrapassando 27 e 19 lugares.

Fernanda Rizzi
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

LEIA MAIS