15 de dezembro de 2025

Escola estadual Honorato Faustino é apontada a melhor do Estado, segundo Inep

Por Laís Seguin |
| Tempo de leitura: 3 min

Unidade recebeu 8,8 pontos e ficou em 89º lugar no ranking; outras 7 escolas municipais foram destaques, segundo MEC

A escola estadual Honorato Faustino ficou entre as 100 melhores escolas do país conforme ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). De acordo com o estudo desenvolvido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do MEC (Ministério da Educação), a escola localizada no bairro São Dimas, em Piracicaba, é destaque como a melhor escola do Estado de São Paulo, com a nota de 8,8. Além do resultado obtido no ranking estadual, a unidade figura também na 89ª posição no Ideb nacional, estando entre as 100 melhores escolas do País.

Já na esfera municipal, sete unidades se destacaram com a divulgação das notas do Ideb, na semana passada. As escolas de ensino fundamental I, que atendem alunos de seis a dez anos, tiveram nota igual ou superior a sete no índice desenvolvido pelo Inep.

Os resultados foram obtidos mesmo com um cenário desfavorável, causado pela pandemia, conforme destacou a prefeitura. Segundo a análise do Governo Federal, os dados divulgados são uma resposta educacional durante o período de pandemia no Brasil, com o objetivo de compreender as consequências da crise sanitária na educação.

Ainda segundo os representantes do MEC, o momento atípico, vivido desde meados de 2020, impactou negativamente toda a sociedade e o ritmo de crescimento nos índices educacionais em todo o país.

As unidades apresentaram resultados acima das médias nacional e estadual, sendo de 5,8 e 6,3, respectivamente. Duas delas, as escolas municipais Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, localizada no Jardim Caxambu, e Professora Ilda Jenny Stolf Nogueira, no Glebas Califórnia, figuram entre as 20 melhores escolas do Estado de São Paulo, e são a primeira e segunda colocadas, entre as unidades da rede municipal de Educação, somando 7,9 pontos no ranking.

A diretora da escola do Caxambu, Giovana Franchi, destacou que toda a equipe está muito feliz com o resultado conquistado no Ideb, tendo em vista que os anos de 2020 e 2021 foram atípicos para as escolas. “Para manter a qualidade do trabalho realizado pelos nossos professores, a equipe gestora intensificou o acompanhamento pedagógico com os docentes, que a todo momento buscavam identificar as necessidades dos alunos, realizando as adequações necessárias e dando suporte às famílias a fim de minimizar o impacto causado pela pandemia com a necessidade da suspensão das aulas presenciais. Foi um período intenso, de muito estudo, descobertas e adaptações, para que nossos alunos continuassem aprendendo e se desenvolvendo”, reforça a gestora.

A diretora da escola Ilda Jenny, Vanessa Cristina Delucca Guerra segue o mesmo raciocínio. “Foram dois anos muito atípicos para toda nossa equipe, a qual teve que se reinventar e buscar mecanismos para passar os conteúdos com qualidade. Colhemos os frutos do esforço de todos que se empenharam em levar o melhor conhecimento aos nossos alunos. Ficamos bastante satisfeitos com o resultado”, pontua Vanessa.

Mesmo com o impacto da pandemia da covid-19, além das duas unidades já mencionadas, outras cinco da Rede Municipal de Educação pontuaram igual ou acima de 7 pontos, sendo: escolas municipais Maria Benedicta Pereira Penezzi (7,3), Alberto Thomazi (7,2), Manoel Rodrigues Lourenço (7,1), Rachel de Queiroz (7) e Taufic Dumit (7).

O secretário municipal de Educação, Bruno César Roza, ressalta o importante trabalho realizado pelas equipes e os resultados obtidos pelas escolas municipais de Piracicaba.

Beto Silva
beto.silva@jpjornal.com.br

LEIA MAIS