07 de janeiro de 2025

Solidão

Por Ana Pascoalete |
| Tempo de leitura: 3 min

Para falar sobre solidão é necessário entender que trata-se de um sentimento universal e afeta todos os individuos em algum momento da vida. E as causas da solidão pode estar relacionada a muitas e variadas circunstâncias, podendo ser vivenciada por um tempo curto ou prolongado, condição essa que pode acometer qualquer pessoa, desde uma criança que sente –se sozinha na escola por dificuldade com a adaptação, estendendo a um idoso saudoso por membros da familia que já partiram.

A solidão conduz ao sentimento de um vazio,” sentimo nos sozinhos e indesejados”. Nessas situações as pessoas anseiam muitas vezes o contato humano, mas seu estado psiquico faz com que seja mais dificil conectar-se com outras pessoas. Embora a solidão frequentemente seja uma emoção vinculada ao isolamento com a falta de companhia, também pode ser sentida rodeada de pessoas, com quem falta conexão, tornando as relacões pouco significativas.
Mais que uma condição física, relacionada a quantidade de individuos que temos contato, vale evidenciar que a solidão é um estado mental e em alguns momentos da vida pode estar mais propensa a acontecer, como quando é necessário uma mudança de cidade, sendo necessario um recomeço, tanto para crianças, adolescentes e ou adultos, necessitando adaptar-se a nova escola, novo trabalho e fazer novos amigos, também mediante ao falescimento de um membro da familia com laços estreitos e em vários momentos da vida, tendendo ser mais dificil na terceira idade mediante a condição de luto do conjuge, pois perder a companhia de uma vida inteira não é um desafio facil a ser enfrentado, e esses são apenas alguns exemplos de muitas outras situações que podem provocar a condição de solidão.

Vale evidenciar que a solidão também podem ser influênciada pela hereditariedade ( genética), estilo de vida e pelo isolamento intensional ou não. A condição de solidão está conectada com a depressão, pois o isolamento causado pela solidão pode desencadear quadros de adoecimento. A solidão afeta o bem estar, a autoestima e a rotina de quem convive com esse sofrimento. E os sentimentos de vazio e tristeza tornam se comuns em individuos que julgam–se solitários, faltando na maioria dessas pessoas motivação para reverterem essa condição.

Faltam informações, inclusive para assumirem atitudes em sua rotina para reverter o quadro ou evitar seu agravamento. A procura por um psicologo pode ser um fator facilitador para pensarem em práticas que amenizem tal condição. Vale refletir que para cessar a solidão é necessário acabar com o isolamento e por mais que pareça dificil começar a frequentar lugares sozinhos, é significativo manter–se socialmente ativo para conhecer pessoas novas e estreitar laços com aqueles que possuem interesses em comum e vontade de conviver.

A internet por meio das redes sociais pode ser uma possibilidade para conhecer grupos, encontrar eventos e ocasiões compativeis com seu interesse. Importantissimo analisar os seus sentimentos e momento da vida que se encontra e se perceber que sente–se sozinho por falta de companhia ou por falta de pessoas que tenham os mesmos interesses será interessante compartilhar com os grupos dos quais faz parte para possibilitar novas interações dentre os membros desses grupos.

Se o que ocorreu em sua vida esta relacionado a mudança de cidade, procure se inscrever em algum curso da sua area de interesse que pode ser uma maneira de melhorar a situação. Agora se os sentimentos não têm causa aparente, e são marcados por crises prolongada de tristeza, isolamento voluntário e falta de motivação, é possivel que essa condição possa estar evoluindo para um quadro patologico e necessita de maior atenção.

O importante é tentar identificar a causa do problema de maneira que possa enfrenta lo, na tentativa de recuperar a vitalidade e autoestima, seguindo com uma vida mais satisfatória. Vale a pena uma reflexão, pois admitir para si mesmo que sofre com a solidão pode ser uma tarefa dificil, porém essencial para reconhecer a origem desse sentimento. Não tenha medo de aceitar seus proprios sentimentos para então poder aprender a lidar com eles.

Permita-se aceitar que algo precisa mudar e comece a acreditar que você é digno da atenção e respeito das demais pessoas. A mudança precisa partir de você.

LEIA MAIS