Sem alambrado, escola fica vulnerável à entrada de estranhos
A Escola Municipal Professora Ida Francez Lombardi, no bairro Santa Fé, teve todo o alambrado que cerca a instituição, destruído por vândalos. A situação tem preocupado pais de alunos, que temem pela segurança dos filhos durante
as aulas.
O alambrado dá acesso direto para a quadra da escola o que facilita a fuga de alunos e a entrada de outras pessoas, inclusive mal intencionadas, à instituição.
A equipe de reportagem do Jornal de Piracicaba esteve ontem (03) no local e registrou imagens que mostram todos os pilares do alambrado com as bases quebradas e caídos no chão. Em outros pontos há buracos na cerca.
Questionada, a Prefeitura de Piracicaba disse que a escola está nos planos de um pacote de reforma em instituições de ensino municipais que vão ser revitalizadas, mas não deu um prazo específico para que a obra aconteça.
Acrescentou ainda que irá fazer um levantamento de ações para serem realizadas nessas instituições, que sofreram danos por causa do tempo ou porque foram alvos de vandalismo.
Ainda segundo a prefeitura, enquanto está em andamento o processo de licitação para que ocorram as intervenções de revitalização, o alambrado vai receber manutenção preventiva.
MANUTENÇÃO
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação), realizou na semana passada a manutenção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Francisco Benedicto Libardi, localizada no Jardim Glória. Outra escola no bairro, a Hide Maluf, também passa por manutenção.
As duas escolas, que atendem cerca de 900 alunos de zero a 10 anos, tiveram suas atividades prejudicadas devido ao furto das instalações elétricas na madrugada do dia 08 de fevereiro, o que deixou parte dos prédios sem energia elétrica. O JP acompanhou o caso.
A equipe de manutenção da Prefeitura fez a substituição dos cabos roubados e de peças danificadas no quadro de energia das escolas, além de parte das telhas que foram quebradas durante a invasão.
A Secretaria Municipal de Educação fez um levantamento para identificar as escolas que vêm sofrendo com o vandalismo e furto de equipamentos nos últimos anos.
Cerca de 25 escolas entraram nessa lista e são consideradas prioridade nas novas políticas de segurança da secretaria.
Outra ação da SME, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, é fortalecer a ronda escolar nessas unidades que sofrem mais danos.
Laís Seguin
lais.seguin@jpjornal.com.br
LEIA MAIS