08 de novembro de 2024

Festa de Aniversário

Por Ana Pascoalete |
| Tempo de leitura: 3 min

Quem nunca planejou e vivenciou a festa do seu aniversário e encantou –se com evento? A importância de viver uma festa de aniversário inicia –se na infância na vida dos indivíduos, e através dessas comemorações concretiza –se a oportunidade de crescer. A festa é um evento social que mostra para os familiares, amigos e sociedade que a criança, adolescente e adultos estão passando pela mudança de um ciclo, idade e por isso envelhecem, é a oportunidade representada por meio de um ritual de passagem por um determinado período durante a vida.
Pesquisas, apontam que as crianças, assim como os adultos, fazem correlações para entenderem melhor as experiências que são importantes para elas, porque não existe uma causa física para a mudança de idade, como acontece na adolescência por exemplo, e a festa de aniversário, acaba tornando-se um marco físico concreto para essas mudanças, de que existe algo diferente e está acontecendo, possibilitando a vivencia da alteração da idade todos os anos. Por isso é tão importante que a parte cognitiva de cada indivíduo, possa compreender a passagem dos anos, facilitando para que o emocional compreenda há existência desse crescimento.
A palavra aniversário vêm do latim e significa “aquilo que volta todos os anos”, anniversarius vêm de annus (ano) e vertere (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que se volta todos os anos. Para a medicina tradicional chinesa abordam -se sobre os setênios, pontuando que; dos 0 aos 7 anos a criança passa pela estruturação do corpo; dos 7 aos 14 anos, explora-se o mundo; dos 14 aos 21 anos, integra-se aos grupos; dos 21 aos 28 anos é o momento de vivenciar o mundo e conhecer a si mesmo; dos 28 aos 35 anos é o momento de equilibrar a razão da emoção; dos 35 as 42 anos é o momento de aumentar o discernimento; dos 42 aos 49 anos, é o momento de buscar o ser único; dos 49 aos 56 anos é o momento perfeito para ouvir mais o seu interior e dos 56 aos 63 anos considera-se a hora de confiar no própria intuição e a partir; dos 64 anos chega a tão esperada hora de dedicar o seu melhor e tudo o que aprendeu para o mundo.
E você em algum momento da sua vida já refletiu porque confeccionamos um bolo, decoramos com velas e fazemos um pedido na hora do parabéns? O interessante é que fazemos tudo isso instintivamente, porque houve a introjeção através da nossa cultura e nem sabemos o porquê. Porém o ato de receber e reunir os familiares e amigos ao redor do bolo e cantar parabéns é algo naturalizado que nem imaginamos toda a simbologia que envolve todo esse ritual que, provavelmente nasceu na Grécia, e a população daquela cultura na época acreditava que a criança nascia com um gênio inspirador, que a protegia por toda sua existência, então decoravam um bolo de mel, redondo, como a lua, ascendiam velas e faziam pedidos que seriam levados, pela chama dos deuses e em troca, os deuses enviavam suas bênçãos ao aniversariante e talvez atendessem seus pedidos, e as velas possuíam uma magia especial de fazer os pedidos serem atendidos.
Por toda a Europa a reunião de amigos e familiares ao redor do aniversariante, era necessária como um cinturão de energia positiva e proteção contra os perigos que o aniversariante poderia sofrer exatamente no dia do seu aniversário. E os presentes simbolizavam proteção intensificada contra energias do mal. Já no Judaísmo o dia do aniversário é o dia que a sorte da pessoa está dominando, além de ser o dia onde a vida começou para aquele indivíduo, também é um dia sugestivo a mudanças, dia de renascer e festejar um novo começo, para iniciar um novo ciclo.
É o melhor momento, para fazer um balanço da vida, das suas ações e de tudo que foi realizado até aquele momento e aproveitar a sorte em alta, para assumir novas responsabilidades perante a vida. Vale evidenciar que com suas singularidades, porém todas as culturas sempre fizeram festas comemorativas de aniversário e no geral esses eventos eram vistos como a oportunidade de agradecimentos; pela vida que lhe foi concedida e por chegar até o dia presente.

LEIA MAIS