21 de dezembro de 2024

Preparativos para o Natal

Por Ana Pascoalete |
| Tempo de leitura: 3 min

Estudos comprovam que esse é o período mais feliz do ano, e para as pessoas que estão procurando por um motivo para começarem as decorações de natal, não precisam mais aguardar. Os enfeites de Natal remetem as lembranças da época da infância, que naturalmente estimulam boas recordações e consequentemente dias mais alegres, e nada melhor que os enfeites Natalinos para resgatarem emoções de muito entusiasmo, e nos proporcionar reviver momentos mágicos, de quando ainda éramos inocentes e acreditávamos em Papai Noel. Já constatado em pesquisas que quanto mais cedo iniciarmos as decorações de Natal, por mais tempo perdurará este sentimento.
E vale lembrar como esse período é oportuno para facilitar fazer novos amigos, com as confraternizações, alegria contagiante que tende a transparecer para as pessoas do seu convívio. Os pisca-piscas nas janelas, guirlandas nas portas, decorações nas casas, tende a mostrar aos vizinhos que você e sua família são pessoas acessíveis e amigáveis, assim criando a oportunidade para estreitar os vínculos com as pessoas que você já conhece e com pessoas que ainda não conhece e estão próximas a você, no condomínio de residência, outros setores do trabalho. E mesmo para quem perdeu um ente querido recentemente, esse período de Natal ainda pode ser considerado momento para sentir –se feliz, isso porque pode facilitar lembranças de momentos felizes ao lado das pessoas que faleceram e a decoração natalina antecipada pode aumentar o tempo de conexão com essas pessoas, e mante lás vivas em nossos corações.
Desculpas para não montar enfeites de natal pode ser uma forma das pessoas evitarem sentirem –se felizes, por acharem que não merecem mais esse sentimento, após tantas vivencias difíceis pelas quais passaram no decorrer da vida, mas vale lembrar que a vida ainda existe para você e aproveita-la é uma dádiva e tende a deixa ló mais relaxado. Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas em um contexto geral gostam de associar momentos e objetos que as fazem felizes, e as decorações de natal ajudam nisso, quem não vê um presépio e não lembra de momentos mágicos, principalmente após longo período de distanciamento social devido a pandemia mundial.
Estudo publicado no Journal of Environmental Psychology apontou que a decoração natalina está associada a lares de pessoas mais felizes e que convivem melhor entre elas. Ainda há tempo suficiente para quem quiser se preparar para esse momento tão esperado, mesmo que muitas pessoas expressem seu desinteresse por essa época é muito difícil ignorarem. Todos nós seres humanos temos a capacidade em sentir uma quantidade imensa de emoções, sejam elas mais inatas e primárias ou mais elaboradas e socialmente determinadas, do medo à surpresa, da tristeza à alegria, da raiva à compaixão, do desprezo a generosidade, todos humanos sentem de formas que nenhum outro ser existente em nosso planeta consiga. Assim a emoção é um fenómeno cerebral muito diferente do pensamento, com processos neuroquímicos e fisiológicos próprios, originados no sistema límbico.
Parte está responsável pelas respostas emocionais, dirigindo muitos processos fisiológicos do corpo, justificando a influência que as vivências emocionais têm na saúde física, no sistema imunitário e na maior parte dos órgãos do corpo.
O Poder das emoções é incrível no ser humano, tanto catalisam níveis de energia que precisamos para nossa qualidade de vida, como podem criar déficits de energia que prejudicam nossa vitalidade. Então nossas emoções podem enriquecer nossas vidas, mas também promover dificuldades em lidar com elas. Vale aproveitarmos esta época de festas para usufruir do poder construtivo das nossas emoções, procurando dar-lhes uma atenção nova e diferente, imaginar outras vivências que possam melhorar a qualidade das nossas experiências, da nossa saúde, e enfim, nos possibilitar a construir soluções para nossos problemas pessoais e sociais.

LEIA MAIS