Saber o que fazer em Palmas é fundamental para aproveitar a viagem para uma das capitais mais turísticas da região Norte do Brasil. Palmas é a principal cidade do Tocantins e a caçula entre as capitais do Brasil, fundada somente em 1989, sendo uma das poucas cidades brasileiras que são completamente planejadas, já que trata-se a porta de entrada mais fácil para quem pretende se aventurar no cerrado brasileiro e conhecer as belezas do Jalapão.
Quem disse que não existem praias no interior do Brasil? Pois é, a Praia Graciosa é uma das provas disso, pois moradores e turistas têm a chance de se refrescar no principal rio do município, em um trecho que faz parte do lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, localizada a 5 km da Praça dos Girassóis.
As águas escuras e frescas do Rio Tocantins abrigam as temidas piranhas, que segundo lendas locais, já mataram adultos e crianças que nadavam por ali. Difícil acreditar. Porém, para segurança de moradores e turistas, foram colocadas cercas nas áreas destinadas aos banhistas, por isso é absolutamente seguro nadar nesta praia., que também é utilizada para a prática de esportes náuticos.
A Ilha Canela fica a poucos minutos de barco da Praia Graciosa e, com certeza, vale muito a pena conhecer para admirar uma paisagem fabulosa. É possível fazer um passeio de balsa até a ilha, geralmente alugadas para famílias ou grupos de amigos, que fazem festas e churrascos atracados no porto ou até mesmo navegando pelo rio. Além das águas cristalinas, a peculiaridade maior é o fato de as mesinhas e as redes serem dentro da água, mas existe uma pequena faixa de areia também.
Você sabia que a maior praça da América Latina fica em Palmas? A Praça dos Girassóis é também a segunda maior praça pública do mundo e está também entre as principais atrações turísticas da cidade, por concentrar os prédios sede dos poderes públicos estaduais, e monumentos turísticos. Entre outros atrativos, nela está Memorial Coluna Prestes, o Palácio do Araguaia e, principalmente, o centro geodésico do Brasil, ou seja, o ponto central do país. O que chama muito a atenção dos turistas na praça é o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacaba, com esculturas em tamanho real que homenageiam os militarem e um civil, que se rebelaram contras as oligarquias do poder em 1922.
Junto ao monumento, em 2001, foi inaugurado na Praça dos Girassóis o Memorial Coluna Prestes, que é uma obra de ninguém menos que o gênio da arquitetura Oscar Niemeyer. O local é uma homenagem a passagem de Luis Carlos Prestes pela cidade nos anos 20, fato importante para a história do Tocantins. Na entrada, há uma estátua de bronze do político, acima de uma rampa vermelha, que possuí uma forma de foice em referência do comunismo defendido por Prestes. Do lado de dentro, existem fotos e informações sobre Luis Carlos Prestes e sua época de militância, além de exposições eventuais que ali ocorrem.
Construído em impressionantes 13 meses de forma suntuosa, o Palácio do Araguaia é a sede do Governo do Tocantins e é admirado pela sua arquitetura, com seus belos arcos na parte externa. Enquanto isso, do lado de dentro, você pisará dentro dos quartos pavimentos, em pisos de granitos extraídos das jazidas do Tocantins; além disso, destaca-se uma maquete da Praça dos Girassóis, vitrais com temas religiosos e um painel com as lutas e conquistas do estado.
LEIA MAIS: