PIRACICABA, 257 ANOS

Ciesp exalta desenvolvimento da indústria de forma sustentável

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Fabio Vitti e Homero Scarso, do Ciesp Piracicaba
Fabio Vitti e Homero Scarso, do Ciesp Piracicaba

Piracicaba celebra 257 anos de história, marcada por desenvolvimento significativo em diversas áreas. O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) desempenha um papel crucial nesse progresso. “Na capital e no interior, são 42 unidades, com expressiva presença na defesa do setor, prestação de serviços e geração de negócios, oferecendo atendimento focado nas necessidades das indústrias de cada região”, diz o diretor Fábio Vitti.
As 8.000 indústrias associadas ao Ciesp contam com assessoria especializada para desenvolvimento de seus negócios, como apoio jurídico coletivo, emissão de certificados de origem para exportação, certificado digital, cursos, seminários e treinamentos, rodadas de negócios, destaque industrial, meio ambiente,  infraestrutura, eventos, feiras, inteligência de mercado, grupos de trabalho, entre outros.

A Regional, instalada em Piracicaba desde 1968, abrange as cidades: Águas de São Pedro, Charqueada, Laranjal Paulista, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra e São Pedro. Entre as principais realizações do Ciesp de Piracicaba, destaca-se: a Rodadas de Negócios, oferecimento de cursos em diversas áreas, inovação e competitividade por meio de convênios com o Senai. “Essas iniciativas têm contribuído para o fortalecimento da indústria local e para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba”, pontua Homero Scarso, gerente regional. 

Conforme dados da última Rais de 2022, Piracicaba contava com 1.322 indústrias de transformação, totalizando 42.052 empregados, sendo os 10 principais: 1º Fabricação de Máquinas e Equipamentos com 13.696; 2º Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias com 7.436; 3º Fabricação de Produtos Alimentícios com 4.494; 4º Fabricação de Produtos de Metal, Exceto Máquinas e Equipamentos com 3.271; 5º Fabricação de Produtos Têxteis com 1.679; 6º Fabricação de Produtos de Minerais Não-Metálicos com 1.614; 7º Metalurgia 1613; 8º Fabricação de Produtos Químicos com 1.592; 9º Fabricação de Celulose, Papel e Produtos de Papel com 1.460; 10º Fabricação de Produtos de Borracha e de Material Plástico com 1.043. Segundo os dados do Caged até maio de 2024, Piracicaba acumulou 3.367 novas contratações.

Comentários

Comentários