16 de dezembro de 2025
Game

Joseense faz história e fatura título mundial de Fifa com a Seleção Brasileira

Por Marcos Eduardo Carvalho |
| Tempo de leitura: 3 min
Klinger Castro

A Seleção Brasileira de Fifa 2022 entrou para a história no final de julho. Afinal de contas, mostrou o crescimento do e-sport com a conquista do tão sonhado título mundial, durante a Fifae Nations Cup, disputada em Copenhague, entre os dias 27 e 30 de julho. No entanto, entre os cinco jogadores da equipe, um deles é de São José dos Campos: Klinger Castro, da equipe Miners.

Na final, o Brasil venceu a Polônia por 2 a 1, após eliminar Espanha nas quartas de final e França na semi. E a conquista teve um sabor a mais porque foi a primeira da equipe canarinho virtual de Fifa. Em 2019, na primeira participação, quando o joseense não estava no time, o Brasil caiu nas quartas de final.

Além de Klinger Castro, a equipe da seleção brasileira teve outros quatro atletas: PHzin, da R10 Team, Pedro Resende, da Inter de Milão, e Gabriel Crepaldi, da MGCF.

Aliás, com a possibilidade de transmissão ao vivo da competição, a família do atleta de São José dos Campos pôde acompanhar em tempo real. E a festa, naturalmente, foi muito grande.

BRINCADEIRA SÉRIA.

Assim como todos os meninos, o videogame, especialmente nos jogos de futebol, são uma grande diversão. Contudo, para Klinger, isso começou a ficar sério e, hoje, ele vive disso. Tanto é que ajudou a seleção brasileira a levar US$ 120 mil para casa, cerca de R$ 600 mil.

Mas a chegada dele à Seleção Brasileira não foi por acaso. Afinal de contas, já tinha sido campeão sul-americano. Durante a convocação para o Mundial, ele estava em segundo lugar no ranking e ficou com uma das duas vagas que estavam disponíveis no momento.

“A sensação é maravilhosa. É um orgulho muito grande representar a seleção brasileira, a maior do mundo. Acredito que seja o sonho e o objetivo de todos. E vou trabalhar muito duro novamente para ano que vem estar lá de novo”, disse pelas redes sociais.

“Nosso cenário tem muitos players (jogadores) de ótima qualidade. Só fui segundo no ranking por ter sido campeão sul-americano”, disse, que não esconde a alegria e admite que passou um ‘filme’ pela cabeça quando foi campeão. “Passa um filme na cabeça e acredito que não seja só comigo, mas com todos os meninos”, disse.

TREINO REGULAR.

Por ser o seu meio de vida, Klinger Castro leva muito a sério. Tanto é que na parte da manhã treina virtualmente com o seu ‘colt’ (treinador), Gabgol (mas não é o do Flamengo). Depois, na parte da tarde, joga partidas amistosas com os amigos, como parte do treinamento. E à noite assiste a esses jogos, para aprimorar.

Contudo, ele não fica apenas em casa. E a concepção de atleta faz parte da realidade desse joseense campeão mundial. “Também faço outras atividades, academia, futebol, pois, preciso estar muito bem preparado física e mentalmente”, disse Klinger também pelas redes sociais.

Agora, de volta ao Brasil, ele até curtiu um pouco a família, mas já voltou à rotina de treinos. Afinal de contas, ele também tem outras competições pela frente. E, quem sabe, não sirva de inspiração para a seleção de futebol de campo para conquistar o hexacampeonato no Catar.