07 de janeiro de 2025
Fran Galvão

Estilo não tem idade!

Por Fran Galvão |
| Tempo de leitura: 2 min
Estilo não tem idade!

Cada vez mais as mulheres mais velhas estão conquistando sua fatia no cenário do mundo da moda e do lifestyle. Constanza Pascolato, Carmem Dell’ Orefice, Cindy Joseph, são apenas alguns exemplos de mulheres que vem mostrando ao mundo que estilo e beleza não têm idade.

Com estilo e imagem absolutamente autênticas, essas mulheres vêm provando que se sentem confortáveis com o processo de envelhecimento, transmitindo bom humor, fashionismo e muita inspiração - tudo conquistado através da definição do seu estilo pessoal, e claro, por terem ao longo da vida, evoluído e trabalhado o seu senso crítico.

A famosa Iris Apfel, prestes a completar 101 anos, uma vez disse em entrevista “odeio quando as peças parecem combinadas, elas precisam parecer únicas, assim como nós”, uma frase que explica muito do estilo de Iris e de sua excentricidade.  Ela costuma dizer que não gosta de regras, que acredita mais no instinto, ou seja, se é bonito para ela, mesmo que não seja bonito para os outros, tudo bem.

Uma das frases mais conhecidas de Iris Apfel é “Pra ter estilo você precisa saber quem você é”, e ela tem toda razão. Como nos vestimos é uma forma de expressão tendo você 20, 40 ou 80 anos e precisamos trabalhar esse conceito mesmo estando em uma sociedade obcecada pela juventude. 

Atualmente um termo alemão bastante em evidência – Zeitgeist -  que significa o espírito do tempo, ou o reflexo do período em que as pessoas vivem, como um conjunto do clima intelectual, cultural, comportamental, de hábitos, moda e valores de uma época, é facilmente identificado nessas mulheres, que unindo o termo com a frase de madame Coco Chanel “a moda passa, mas o estilo é eterno” , capturam tudo que possa interessa-las, tudo que as representem, que elas gostam e que as façam se sentir bem para lapidar seus estilos únicos, provando que a idade avançada, ou a oportunidade de terem vivido já em várias fases da sociedade só aprimorou seu estilo.

Há quem diga que o estilo das mulheres na terceira idade é mais interessante porque a pessoa que elas mais se preocupam em impressionar é a si mesma, vestindo aquilo que gostam, que as representem ou querem expressar. A verdade é que cada vez mais precisamos ter claro que a moda é para todos, o estilo algo vitalício, algo que não se perde com o passar do tempo, ao contrário, se você se permitir, ele sempre evoluirá!

O fato é que vale termos um olhar atento e refletirmos se iremos aguardar a melhor idade chegar para assumirmos esse empoderamento ou podemos/devemos fazer isso já, tendo a idade que temos.

Obs: sobre o tema recomendo o documentário Advanced Style no Netflix.