07 de janeiro de 2025
Fran Galvão

Mix & Match: como misturar estampas e multiplicar seu guarda-roupa

Por Fran Galvão, consultora de imagem e estilo |
| Tempo de leitura: 2 min
Mix & Match: como misturar estampas e multiplicar seu guarda-roupa

Na semana passada quando falei sobre cachecóis, lenços, pashminas e echarpe, comentei sobre o quanto fica interessante pensarmos nesses acessórios como um ótimo item para iniciarmos na magia do mix de estampas.

Não foi surpresa quando comecei a receber mensagens de vocês levantando a dificuldade de trabalhar as estampas no visual. Hora por insegurança de exagerar, hora por não se sentirem confortáveis com o uso e até por se acharem sem criatividade para tal.

Aliás, em uma das mensagens a pessoa me disse que ama estampas, mas tem medo de ficar parecida com o personagem Agostino Carrara, do programa a Grande Família. Em meio a risadas ao ler a mensagem, já fui questionar os mais velhos da minha família se existe a chance de algum parentesco entre a Consultora que voz fala e o taxista mais fashionista da televisão brasileira, afinal amo uma estampa e o mix delas.

Mas a verdade é que, a partir do momento que você percebe o quão múltiplo seu guarda-roupa se torna com o mix de estampas, mais apaixonada por elas você fica.

Agostinho Carrara a parte, existem algumas técnicas para criarmos harmonia entre as estampas e deixarmos o look visualmente confortável até para as mais básicas.

A variedade de cores e padronagens, podem gerar insegurança no primeiro momento, mas com essas duas técnicas que quero dividir com vocês, perceberão que fazer uma boa combinação entre estampas não é nenhum bicho de sete cabeças.

A primeira e mais fácil é a que chamamos de mix de estampas por repetição de cores. Ou seja, as estampas escolhidas conversarão entre si através da repetição de cores. Podemos pensar em uma saia floral e uma blusa listrada, sendo as flores e as listras, ambas no azuis. Ou uma calça de poá preto e branca e uma blusa com estampas geométricas também preto e branca. Aqui não importa o tema ou a padronagem das estampas e sim as cores.

A segunda técnica vamos chamar de mix de estampas por repetição de tema. Aqui, o que iremos considerar será o desenho da estampa. Eles aparecerão nas peças em tamanhos e cores diferentes, mas é importante que sigam a mesma linha de raciocínio. Ou seja, floral com floral, geométricas com geométricas, listras com listras, animal print com animal print, e por aí vai!

Outras técnicas existem no universo da Consultoria de Imagem e Estilo, mas sempre gosto de ir trabalhando aos poucos com minhas clientes, pois tais técnicas envolve treino. Treinar a criatividade e o olhar para o novo.

Você só vai encontrar a combinação perfeita se começar a treinar. Então que tal separar um dia e permitir que a criatividade e a ousadia tomem conta de você! Ouse ousar!