27 de dezembro de 2024
Júlia Mari

Como criar um ambiente para toda a família – 5 passos que tornam o tempo juntos melhor

Por Júlia Mari - Arquiteta pela Universidade de Taubaté |
| Tempo de leitura: 4 min
Como criar um ambiente para toda a família

Hoje em dia, ambientes multifuncionais são necessários em nossas casas, seja para criar um ambiente de home office ou sala de jantar e estar, mas sobretudo para criar um espaço de interação com todos os membros da família, um local de união para passar o tempo juntos.

Mas tudo isso pode significar que você precise repensar a configuração atual para criar um ambiente que una toda a família. Se você necessita de novas ideias de layout com maneiras inteligentes de melhorar a sala que você já tem e, com isso, o tempo da família dentro de casa, sempre comece com o design de interiores funcional e bem pensado.

A maneira como vivemos, atualmente, nos mostra que as famílias tendem a se reunir em uma grande cozinha aberta, sala de estar e sala de jantar na maior parte do tempo, e obter esse espaço certo é fundamental.

Como criar um ambiente para toda família

Um ambiente familiar deve ser descontraído e confortável, mas a praticidade também é importante e sempre deve ser levada em conta. É importante considerar cuidadosamente a arquitetura e disposição do ambiente primeiro e depois considerar os detalhes dos móveis e decoração. E então, aqui vou deixar 5 passos para facilitar na hora de começar a pensar em um ambiente que integre todos os membros da casa. 

Pense na iluminação – é o mais importante

O conceito de um espaço familiar é algo que esteja disponível para que todos possam desfrutar, não importa a atividade ou a quantidade de tempo que se passe no local.

A iluminação está no topo da lista para criar ambientes integrados e que de fato funcionem. Você não gostaria de trabalhar em um ambiente mal iluminado, certo? Um ambiente que atenda todas as necessidades da família necessita de um controle de iluminação bem resolvido.

Um circuito automatizado pode ser muito útil nesses casos, pois permite que toda a iluminação da sala seja ajustada simultaneamente ou de forma diferente, assim a iluminação do ambiente fica totalmente flexível para cada necessidade e uso.

Mix de materiais

As texturas são essenciais para criar diferentes atmosferas em uma grande sala. Eu aconselho manter a personalidade e a paleta de um espaço variado para garantir o interesse e permitir que seja um local flexível. Não de forma desordenada, e sim de forma equilibrada.

É possível criar um espaço mais ‘’sério’’ para a área de home office, mas também um ambiente com materiais mais confortáveis para a sala de estar. De forma sutil você faz essa mudança e terá um ambiente tanto para trabalho, quanto para relaxar e conversar.

Armazenamento é uma necessidade

Não se esqueça do armazenamento entre suas ideias de móveis para uma sala toda integrada. Um espaço familiar de sucesso deve ter os meios para armazenar brinquedos, jogos e outros itens que poderiam causar desordem.

Por exemplo, você pode utilizar pufes que servem também para armazenar objetos dentro dele ou um ter rack pensado para colocar cestos e serem utilizados para guardar uma infinidade de coisas, incluindo brinquedos ou almofadas e mantas. Existem centenas de ideias para te auxiliar na organização do espaço.

Você também pode usar nichos ocultos para esconder os cabos dos equipamentos da sala ou até mesmo a própria TV, podendo transformar rapidamente o espaço em um cinema em casa ou em uma sala de estar para receber os amigos e conversar.

Considere a finalidade do mobiliário

Se a sua sala requer uma área de trabalho, considere as maneiras de incorporá-lo de forma estratégica. Vale a pena entender como disfarçar de forma singela uma mesa com portas ocultas – as famosas portas mimetizadas que veio com tudo nos projetos de interiores nos últimos tempos. 

Considere conversar com arquitetos e designers para que eles possam te orientar e para desenhar um mobiliário exclusivo para seu ambiente, assim você terá uma mobília funcional que não vai ocupar um espaço desnecessário e também vai combinar com todo o contexto da sala.

Considere como dividir um espaço maior

Se você precisar dividir um espaço que ache muito amplo ou pelo menos setorizar os espaços, mas não quer criar grandes barreiras visuais, uma ótima solução são os biombos ou divisórias que façam parte da estética de toda a sala. Um exemplo é criar dois painéis laterais com um vão livre no meio, essa é uma boa maneira de criar áreas com diferentes atmosferas, mas sem segregar os espaços, outro exemplo são as prateleiras, que se dispostas de forma correta, cumprem dois papéis: de armazenamento e de divisão.

E aí? Me conte o que achou! Um conselho que te daria é investir em um profissional que possa tornar seu espaço mais funcional, harmonioso esteticamente e que toda a sua família possa aproveitar de forma efetiva. 

Se tiverem alguma dúvida ou quiserem saber mais sobre o assunto, venham conversar comigo, meu instagram é o @juliamarinl. Espero muito que tenham gostado. Nós vemos semana que vem. Até!