07 de janeiro de 2025
Fran Galvão

Uma tal bermuda polêmica!!

Por Fran Galvão, consultora de imagem e estilo |
| Tempo de leitura: 2 min
Uma tal bermuda polêmica!!

Sempre recebo um feedback superpositivo de vocês quando trago para este espaço experiências e acontecimentos do meu dia a dia no mundo da moda.

Desta vez quero dividir a história de uma tal bermuda que causou elogios, questionamentos e algumas polêmicas. A discussão e curiosidade sobre a peça e os inúmeros comentários e directs que recebi me fizeram ter a certeza de trazer o tema para cá. Vou contextualizar.

Fiz um reels recentemente no estilo “se arrume comigo” (ou como é conhecido nas redes, o famoso “get ready with me”) usando a bernuda fitshape da marca Meia de Seda que olhando rapidamente pode ser julgado como uma simples bermuda de compressão - mas além de não ser esse o objetivo, vai muito além.

O reels alcançou mais de 130 mil visualizações (até o momento em que escrevia essa coluna), mais de 1000 compartilhamentos e quase 2000 salvamentos. Números realmente expressivos que só perdem para os inúmeros questionamentos de porque eu sendo magra uso uma peça como essa e que talvez isso fosse uma apologia a magreza.

Acho importante e trabalho muito com minhas clientes e seguidoras que mais importante do que o número do seu manequim, é o que você faz com aquilo que escolhe vestir, independente da numeração.

A bermuda ou qualquer outra peça modeladora é uma peça cercada de tecnologia no seu desenvolvimento. Lógico que nela há uma função de acentuar as curvas do corpo, auxiliar nos tratamentos pós-cirúrgicos etc. Mas como estão disponíveis em diferentes tecidos, cores, recortes e estilos, essas peças são versáteis, podem e devem ser usadas com diferentes propósitos. 

Nessa categoria de peças, eu elegi a bermuda como uma queridinha do meu guarda-roupa e que pode ser vista em várias publicações que faço, por realmente ser perfeita para usar junto com os looks mais justos e claros, auxiliando no acabamento do visual e no caimento das roupas. Lógico que ela “organiza” minhas curvas, suaviza minhas celulites (quem não as têm?), mas muito mais do que isso, traz conforto, segurança e uma melhor estética para muitas peças de roupa.

Aliás, você sabia que as mulheres da família real britânica também consideram a bermuda modeladora como item essencial do dia a dia? Segundo a stylist da família, a peça esta presente em quase todas as aparições.

Mas como escolher a sua?

A principal dica é: Não use tais peças como proposito de “apertar” tudo que está te incomodando. Aliás, não se iluda! Comprar um tamanho menor que o seu manequim não é uma boa ideia. Muito pelo contrário, isso pode fazer você parecer ainda maior, porque as  gordurinhas e pneuzinhos vão acabar “escapando”, além de garantir uma experiencia desconfortável e desagradável.

Então reforço, a beleza não tem tamanho único. Única é você!