06 de janeiro de 2025
Leila Paes

Depressão e desesperança

Por Leila Paes, pastora e psicóloga |
| Tempo de leitura: 2 min

Que dias! Pressão, muita dificuldade, tudo em grande quantidade e intensidade…Esse cenário desanima qualquer um!  Quando muita coisa difícil acontece muitas vezes e, nessa situação, ficamos sem termos recursos financeiros ou emocionais para enfrentar a “avalanche” de problemas, se estabelece uma desesperança e nosso cérebro e corpo podem dar sinais de depressão, que podem evoluir até a instalação de um estado depressivo profundo.

Não há uma única causa para depressão, ela normalmente tem razões multifatoriais. Ao sinal de tristeza continuada, fadiga, ausência de alegria para as coisas que antes eram prazeirosas, etc, a primeira situação para se providenciar um olhar apurado é a clínica. É preciso fazer uma consulta médica e muitos exames, a fim de, em primeiro lugar, verificar se o organismo está com alguma alteração. Nossa química precisa de um equilíbrio delicado e nossa saúde precisa ser prioridade.

Um segundo passo é a terapia. Precisamos olhar para nossa história, para os fatos que nos moldaram e lidar com tudo isso em um lugar de escuta especializada acolhedora. O psicólogo trará uma oportunidade de ressignificação das histórias de vida, de tal forma que teremos grandes oportunidades de reconstrução e recomeço.

Outro passo que podemos dar é o da busca de ajuda do médico psiquiatra, que tem recursos para trabalhar a ajuda química de que precisamos para o equilíbrio do nosso processo mental.

Diante de todos os desafios que estamos enfrentando, a depressão não pode ser um lugar de desesperança (embora seja ela uma das possíveis causas). Nesse momento precisamos de intencionalidade no cuidado através das possibilidades que comentamos acima, e de nos colocar em um lugar de esperança. Nesse momento podemos colocar o coração na esperança que podemos ter e está acessível no nosso Pai Celestial. Sobre todas as coisas, Ele é o que tem os maiores recursos para segurar o nosso coração em paz, mesmo em meio à tragédia, aos problemas, ao incompreensível. É preciso convida-lo, e permitir que Ele nos console, nos cure e nos proteja. Por isso, como colocam as Escrituras Sagradas, “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos”

Efésios 1:18 NVI. Sim, há um lugar de esperança maior e segura, que nos dá força. Vamos para lá!