16 de julho de 2024
Leila Paes

Ingredientes

Por Leila Paes, pastora e psicóloga |
| Tempo de leitura: 2 min

Muitas coisas ajudam a gente a entender a vida, não é mesmo? Hoje, pensei nos ingredientes. Toda vez que quero uma comidinha gostosa, preciso escolher os ingredientes, limpar, picar, definir os temperos, e colocar tudo na medida certa. Pois é! Medida certa!  A vida é bem assim. Se quero algo, preciso me preocupar com o preparo, desde a escolha dos ingredientes. Por exemplo, se eu gostaria muito de ter relacionamentos profundos, que fossem altamente construtivos, que trouxessem muita coisa boa para o meu viver, eu precisaria levar em conta os ingredientes que escolho para obter esse resultado. Sim, preciso escolher com quem me relaciono, e onde, e como. Os ingredientes são vitais para que um resultado se apresente. Como ter relacionamentos que me construam se insisto em encontros tóxicos? Isso não significa não amar pessoas, de modo algum. Amamos e precisamos amar a todas as pessoas, mas trazer para a vida pessoal, bem, essa é uma escolha que preciso fazer. Tudo precisa ser na medida certa...

Onde escolho meus relacionamentos é outro ingrediente importante. Há locais e locais. Cada um deles tem seu significado e influências. Eu posso e devo escolher onde me relaciono, pois, os resultados serão diferentes, exatamente como acontece com os ingredientes de uma receita.

Como me relaciono também fará diferença do resultado final. Equilíbrio ou desequilíbrio, sabedoria ou falta dela, sensatez ou insensatez, abundancia ou escassez – nossas escolhas farão diferença nos relacionamentos.

Mas há outros ingredientes para relacionamentos construtivos. Um deles é tempo. Para formar relacionamentos que acrescentam eu preciso investir tempo. Ou seja, eu não espero dos outros, eu mesmo vou e dou meu tempo para o crescimento de um relacionamento.

Há outro ingrediente. É o perdão. Todo relacionamento profundo tem grandes chances de passar por momentos desafiadores, pois todas as pessoas erram. Nesse momento, temos a chance de perseverar no relacionamento, e aprofundá-lo, ao invés de perde-lo. Posso fazer isso usando da força do perdão. O perdão constrói.

As Escrituras nos ensinam: O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade (Provérbios 17:17). Podemos fazer uso dos ingredientes necessários para construir relacionamentos construtivos e fortes, como Deus sempre intentou que tivéssemos. Amar em todos os momentos significa tomar iniciativas de sabedoria, de perdão e de investimento em pessoas certas, na hora certa, e do modo certo. Temos os melhores ingredientes! Agora é investir o tempo, o cuidado, e o trabalho necessário para preparar tudo de bom na vida, com a benção do nosso Pai Celeste.