26 de dezembro de 2025
Viver

Antigo cine-teatro no centro de São José vira shopping popular e centro gastronômico

Por Paula Maria Prado@paulamariaprado |
| Tempo de leitura: 2 min
Movimentação. Em 1999, o proprietário do imóvel já havia encaminhado ao Comphac proposta de restauração e adequação do prédio à novo uso: um shopping. A proposta foi aprovada, mas, na ocasião, o projeto não foi executado pelo proprietário

Símbolo da fase de ouro de São José e um dos prédios mais antigos da cidade voltado ao entretenimento, o Cine Paratodos, na rua Coronel Monteiro, acaba de ganhar nova função na região central: shopping e centro gastronômico.

O ousado projeto, de João Paulo Córdoba, responsável pelo Bar do Coronel, em parceria com Leonardo Amaral, da Modus Construtora, ganhou aprovação do Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural), de São José.

O imóvel é preservado por lei municipal desde 1988, na categoria EP-2 (Elemento de Preservação - 2), que determina a manutenção das "características básicas de sua arquitetura", ou seja, a fachada e a área original do prédio não podem ser alterados.

"A ideia de criar o centro comercial surgiu do meu sócio, e virou a realização de um sonho de dois joseenses. Eu acredito muito no centro de São José. Não à toa, estamos aqui há 26 anos", afirmou Córdoba, se referindo ao bar de sua família.

São mais de 50 box (a partir de R$ 1.096 o aluguel) para lojas diversas e lanchonetes. A praça de alimentação, aliás, levará o nome de Dona Zoraide, primeira vendedora de bolinho caipira de São José - ela montava seu espacinho sempre em frente ao cine-teatro. E o foyer (espaço na entrada do prédio) ganhará o nome do "Seu" Zizo, avô de Córdoba, dono do Cine Bar, negócio vizinho ao Paratodos nos tempos de outrora.

"No projeto, mantivemos originais a parede na lateral do salão - que descascamos para deixar os tijolos à mostra -; o ladrilho hidráulico na entrada; a moldura onde ficava a tela do cinema; e a arquibancada/camarote na parte superior", contou Córdoba. "Ainda restauramos e pintamos a fachada com as cores da época".

APOSTA.

Segundo Aldo Zonzini, presidente da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e do Comphac, o projeto, apresentado em meados de maio ao conselho, teve aprovação unânime.

"É um projeto importante para o município porque este era um patrimônio abandonado no centro de São José. Hoje, tem uma destinação interessante, atrativa para aquele que visita a região central", afirmou Zonzini.

Ainda segundo ele, o empreendimento contribui com o projeto "Centro Vivo". "O shopping é mais um equipamento urbano que ajuda a compor o projeto da administração pública de dar um novo olhar para a cidade", continuou.

Resgate.

Por ora, 40% dos espaços estão locados e o investimento total foi de R$ 800 mil.

Como chamariz, o espaço ganhará logo na entrada uma novidade: a chamada Estação Coronel, com chopp e salgados, tal como são produzidos no Bar do Coronel. "Estamos finalizando o projeto piloto, mas não posso revelar detalhes ainda", disse Córdoba.

"Não estamos apostando nesse centro de compras só pelo dinheiro ou negócio. Nossa ideia é fazer um resgate histórico. É legal ver algo dando certo. Isso incentiva as pessoas a fazerem mais pela cidade. E aqui, fizemos tudo o que pudemos dentro do nosso orçamento para que ficasse bacana", concluiu.

O shopping Paratodos será inaugurado no dia 16..