24 de dezembro de 2025
Nossa Região

Mirante é construído em homenagem a jovem de 17 anos que morreu em acidente em Ilhabela

Por Julia Carvalho |
| Tempo de leitura: 2 min
O jeito moleca, aliado ao sorriso extraordinário e uma imensa simpatia, fez de Amanda uma garota apaixonante, repleta de amigos e admiradores

Foi lançada na tarde de sexta-feira (21), a Pedra Fundamental do Mirante do Piúva, região Sul, que levará o nome de 'Amanda de Almeida'. 

Nascida em Ilhabela no dia 23 de março de 1996, filha de Bernadete de Lourdes Ribeiro e Caetano de Almeida, Amanda é a irmã caçula de Flávia, Daniela, Caetano Junior e Pedro Paulo, com quem dividiu travessuras de uma infância abundante e feliz pelas ruas da Ilha, construindo mais do que laços de sangue e cumplicidade inerentes aos irmãos.

"Ela era luz, o que não tinha de altura tinha de determinação e ousadia, amava a vida e os amigos. Sua partida deixou um vazio imenso em todos, com o passar dos anos a dor diminuiu, mas a saudade sempre está aqui. Passar por aquele local sempre trouxe um pouco de dor, agora ele terá um novo significado. Mas leve e alegre, como era nossa Amandinha", afirmou a amiga de infância, Paula Fernanda Amaral Brum.

Renato Russo dizia que “saudade é o que fica daquilo que não ficou”. Essa é uma das frases do perfil de Amanda de Almeida no Facebook; a jovem do sorriso cativante que dividiu sua alegria e intensidade por 17 anos com os moradores de Ilhabela, em especial com muitas outras pessoas que tiveram a dádiva de conhecê-la.

O jeito moleca, aliado ao sorriso extraordinário e uma imensa simpatia, fez de Amanda uma garota apaixonante, repleta de amigos e admiradores. Cursou o Ensino Fundamental na E. M. Anna Leite Julião Torres, na Praia Grande, e o Ensino Estadual na E. E. Professora Maria Gemma, na Barra Velha, onde atuou em diversos projetos.

Amanda tinha o sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo, mas partiu precocemente no dia 3 de novembro de 2013, em consequência de um acidente de moto próximo ao local onde será construído o mirante.

De acordo com familiares e amigos de Amanda, ela estará sempre presente nas lembranças que deixou. Eles destacam: “é preciso amar mais, ouvir mais, abraçar mais e, sobretudo, ‘não morrer de medo, pois a vida acaba muito cedo’”. Essa foi a frase compartilhada por Amanda em suas redes sociais dias antes do acidente.

O lançamento de uma Pedra Fundamental é o nome que se dá à cerimônia de colocação do primeiro bloco de pedra ou alvenaria acima da fundação de uma construção, um ato simbólico que significa o início efetivo de uma edificação.