14 de dezembro de 2025
Viver

Criador da série 'CSI', lançada há 20 anos, diz que seu maior trauma foi trabalhar com Justin Bieber: 'Péssimo'

Por Agência O Globo |
| Tempo de leitura: 1 min
Cantor Justin Bieber

Anthony E. Zuiker não inventou a ciência forense. Mas não faltam evidências de que é o grande responsável por transformá-la em hit televisivo. Há 20 anos, quando escreveu em três dias o roteiro do piloto de "CSI: Crime Scene Investigation", ele não fazia ideia do impacto que a série teria na história da TV mundial.

Ao celebrar essas duas décadas de sucesso da franquia ao redor do mundo, Zuiker, de 52 anos, relembra qual foi o gatilho para seu interesse em uma trama marcada pela ciência forense.

"Eu era fã de um programa documental do Discovery Channel chamado "The new detectives", focado na investigação de crimes reais. Antes disso, não fazia ideia de como era o trabalho desses investigadores", diz. "Foram seis meses de pesquisa junto ao departamento de polícia de Las Vegas até fechar o projeto e oferecer aos canais".

A série, no entanto, também enfrentou críticas severas. Entre elas, foi acusada de prestar um desserviço ao expor o segredo de técnias investigativas. Além disso, em entrevista ao GLOBO, Zuiker admite que trabalhar com o cantor Justin Bieber foi seu maior trauma: "Foi péssimo".