15 de dezembro de 2025
Viver

DJS MASCARADOS! QUE SHOW

Por |
| Tempo de leitura: 2 min

Ter sucesso como músico também significa saber criar uma imagem mais atraente no palco. Uma máscara de aparência estranha, maquiagem escandalosa ou uma roupa deslumbrante deixam a pessoa muito mais marcante. Dessa forma, um pequeno toque de mistério é adicionado para atrair mais atenção e despertar mais interesse entre os fãs.

Alguns dos maiores nomes da música eletrônica chegaram ao topo de suas carreiras usando uma máscara em suas performances.

Como primeiro exemplo e sem dúvidas um dos maiores mistérios presentes dentro do cenário mainstream internacional, Claptone ganhou enorme reconhecimento na cena com o passar dos anos. A máscara do 'pássaro sombrio', por causa de seu bico, foi formulada por médicos medievais, com registros em Praga, República Tcheca, no ano de 1656. O raciocínio por trás da máscara do projeto parece ser autêntico, "Todos nós usamos máscaras", explicou o próprio produtor, "O único propósito de ser Claptone é tocar as pessoas". Entre os maiores sucessos do artistas estão clássicos como 'No Eyes', e 'Under The Moon'.

Destacamos na nossa coluna na última semana a dupla de DJs franceses Daft Punk, que ganharam notoriedade importante também utilizando do recurso de se esconder atrás de máscaras de robôs. Seus capacetes, criados pelo artista de efeitos especiais Tony Gardner estavam à frente de seu tempo, transformando-se em símbolos da dance music moderna na época.

Conhecido como Deadmau5, outro músico polêmico da dance music que se esconde atrás de uma máscara, e desta vez a máscara é de um rato, inspirada no Mickey Mouse. Joel Zimmerman, também conhecido usou a cabeça de um rato para um logotipo enquanto trabalha como web designer. Deadmau5 bombou no mundo da dance music com as tracks 'I Remember', 'Strobe' e 'Ghosts 'n' Stuff'.

A dupla sueca Cazzette foi criada em 2011 pelos músicos Alexander Björklund e Sebastian Furrer. Ficaram conhecidos popularmente após se apresentarem com Avicii em uma tour do artista pelos Estados Unidos. As máscaras neste caso são tão simples quanto seu nome artístico, fitas cassete.

Boris Brejcha não pode ficar de fora destes maiores artistas mascarados da dance music mundial. O Alemão que descreve seu gênero musical como 'Minimal High-Tech' está hoje entre os maiores nomes da música eletrônica underground. Usando uma máscara veneziana feita a mão, Boris carrega o Brasil em sua história, já que foi aqui, em 2006, no Universo Parallelo, onde se apresentou pela primeira vez como DJ. A máscara Joker veio da sua vontade de inserir um pouco do nosso carnaval em suas apresentações e desde então, é sua marca registrada.

Histórias leves, interessantes e alegres pautam nossa coluna semanalmente. Espero que gostem. Bem vindos ao mundo F3 (Fredy Ribeiro)..